sexta-feira , 10 janeiro 2025
Goiânia

Acredite: Prefeitura de Goiânia deixará de recolher lixo de supermercados, shoppings e restaurantes

Foi-se o tempo em que pagar impostos era a garantia de que o lixo seria recolhido na porta da sua casa.

Com o prefeito Paulo Garcia (PT), a administração municipal transformou-se numa máquina de arrecadar dinheiro alheia à necessidade de se investir na prestação de serviços.

É inacreditável a notícia que o site do jornal O Popular publicou na tarde desta segunda-feira (clique aqui para lê-la na íntegra). A prefeitura simplesmente decidiu que não vai mais recolher o lixo de supermercados, shoppings e restaurantes. “Conforme levantamento feito pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), na Capital há 600 grandes geradores e todos serão notificados e informados via e-mail e comunicados”, diz a reportagem. Quem quiser que os resíduos continuem a ser coletados terá de pagar um extra.

A prefeitura pensa que estava fazendo um favor ao recolher o lixo destes estabelecimentos, mas nunca é demais dizer que não, não estava. Estes estabelecimentos denominados como “grande geradores de lixo” são também os grandes geradores de receita para os cofres abarrotados do município, que não hesita em cobrar-lhes impostos escorchantes.

A Comurg e a Prefeitura tentam fazer crer que a responsabilidade pela interminável crise na coleta de lixo da Capital, que já se arrasta há pelo menos quatro anos, é dos shoppings, restaurantes e supermercados, que juntos geram 40% de todo o lixo que é produzido em Goiânia. Não é. É de quem usa o dinheiro do imposto pago por estes estabelecimentos para pagar o salário da companheirada que vive às custas do Erário.

Se houvesse justiça, estes que agora foram excluídos do itinerário de coleta da Comurg seriam também isentos de pagar impostos. Mas não vivemos em um mundo justo.

Artigos relacionados

Goiânia

Aoh Goiânia! CCJ da Câmara Municipal aprova emenda jabuti que garante bônus de R$ 6 mil para vereadores

Bônus generoso A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara...

Goiânia

Justiça suspende greve dos médicos que aconteceria em Goiânia nesta segunda-feira

Suspensão O Tribunal de Justiça de Goiás determinou a suspensão da greve...

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...