sexta-feira , 15 maio 2026
Goiânia

Caos nos Cais: prefeitura de Goiânia perde quase 300 profissionais de Saúde em cinco anos por oferecer más condições de trabalho

Ainda não chegamos ao fundo do poço quando o assunto é saúde pública em Goiânia. Reportagem publicada pelo jornal O Popular mostra que já chega a 15% a evasão de profissionais de saúde dos quadros do município desde 2011 porque a prefeitura não investe não oferece boas condições de trabalho para estes médicos, enfermeiros e técnicos. O déficit de médicos nas escalas de plantão já chega a 63.

“Quase 40% dos médicos da Secretaria Municipal de Saúde não são efetivos, o que aumenta o risco de desfalque nas escalas. Eles recebem por plantão e a série de problemas pode levar mais profissionais a parar de trabalhar a qualquer momento. A infraestrutura inadequada é outro agravante. Com vidros quebrados, paredes com tintas descascadas e infiltrações, unidades de Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais) obrigam pacientes de emergência a se virar para conseguirem o primeiro atendimento. Faltam maqueiros”, relata a reportagem.

O Popular diz também que a espera por um atendimento eletivo (que não é considerado caso de urgência) pode durar até quatro meses, no caso de a consulta ser com um endocrinologista. Para marcar horário com oftalmologista, a demora pode ser de três meses. “Em vez de ter garantido o direito à saúde, eles sofrem na longa fila de martírio”, completa o texto.

Artigos relacionados

Goiânia

Greve: Escolas de Goiânia têm aulas suspensas após Mabel ignorar reivindicações de servidores

Greve Escolas municipais de Goiânia começaram a suspender as aulas nesta terça-feira...

Goiânia

Educação de Goiânia pode entrar de greve mais uma vez após meses de negociação sem avanço com Mabel

Pressão A administração do prefeito Sandro Mabel está à frente de mais...

Goiânia

Goiás violento: Briga entre vizinhos por causa de conta de água termina com 3 esfaqueados em Goiânia

Confusão Uma desavença entre vizinhos terminou com três pessoas esfaqueadas, na noite...

Goiânia

Incêndio destrói viaturas no pátio da Secretaria Municipal de Trânsito de Goiânia

Destruição Um incêndio registrado por volta das 4h desta sexta-feira (1º/5) destruiu...