sexta-feira , 29 março 2024
Goiânia

Caos nos Cais: prefeitura de Goiânia perde quase 300 profissionais de Saúde em cinco anos por oferecer más condições de trabalho

Ainda não chegamos ao fundo do poço quando o assunto é saúde pública em Goiânia. Reportagem publicada pelo jornal O Popular mostra que já chega a 15% a evasão de profissionais de saúde dos quadros do município desde 2011 porque a prefeitura não investe não oferece boas condições de trabalho para estes médicos, enfermeiros e técnicos. O déficit de médicos nas escalas de plantão já chega a 63.

“Quase 40% dos médicos da Secretaria Municipal de Saúde não são efetivos, o que aumenta o risco de desfalque nas escalas. Eles recebem por plantão e a série de problemas pode levar mais profissionais a parar de trabalhar a qualquer momento. A infraestrutura inadequada é outro agravante. Com vidros quebrados, paredes com tintas descascadas e infiltrações, unidades de Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais) obrigam pacientes de emergência a se virar para conseguirem o primeiro atendimento. Faltam maqueiros”, relata a reportagem.

O Popular diz também que a espera por um atendimento eletivo (que não é considerado caso de urgência) pode durar até quatro meses, no caso de a consulta ser com um endocrinologista. Para marcar horário com oftalmologista, a demora pode ser de três meses. “Em vez de ter garantido o direito à saúde, eles sofrem na longa fila de martírio”, completa o texto.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...