quinta-feira , 9 maio 2024
EleiçõesGoiânia

Iris sai da política por não saber lidar com novos desafios impostos por ela, diz jornal Opção em editorial

A derrota para Marconi Perillo (PSDB) em 1998 e, quatro anos depois, na eleição para senador deveria ter convencido Iris Rezende (PMDB) a se reciclar. A chance viria em 2004, com a vitória consagradora na disputa pela prefeitura de Goiânia. Mas o homem é o lobo do homem, como sentenciou o dramaturgo Plauto, e Iris foi o lobo de si mesmo. “Praticou a mais genuína autossabotagem sem se dar conta da própria armadilha”.

Está é a tônica do excelente editorial publicado neste domingo pelo Jornal Opção, que esmiuça a enorme dificuldade que Iris demonstrou para se renovar ao longo de toda a sua carreira política. Para o Opção, foi este erro de avaliação que levou Iris a perder três eleições para Marconi e, por fim, a se aposentar. O ex-governador pendurou as chuteiras na última segunda-feira. “Iris não ganhou dos oposicionistas o ferino apelido de “denossauro” apenas como provocação gratuita, sem que isso fosse um discurso justificável”, diz o texto.

Confira um trecho:

Em um mundo cada vez mais conectado e que dispara informações pelos poros, ele resistia ao celular e às redes sociais; desqualificava as pesquisas que não lhes fossem favoráveis, acusando seus autores de estarem “trabalhando” para o adversário. No lugar das redes, preferia o contato direto com o “povo” – mas somente em campanha ou inauguração de obra; à análise dos dados das pesquisas preferia a crença de ser um predestinado por Deus ao poder. Talvez Iris não tenha sabido interpretar que a internet não substitui o corpo a corpo, mas o complementa; talvez não tenha sido iluminado para entender que, se a fé remove montanhas, a informação precisa ajuda a transportar os caminhões de terra. Iris sempre foi um gestor instintivo, o que funcionava para um outro Goiás e um outro Brasil, mas não podia ter nada de contemporâneo.

Clique aqui para ler o editorial na íntegra.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...