sexta-feira , 29 novembro 2024
Goiás

Falou bobagem: comentarista da CBN tenta explicar venda da Celg sem estudar assunto e desinforma ouvintes

O vencedor troféu Vergonha Alheia da última semana é o jornalista Leandro Rezende, comentarista de economia da CBN Goiânia. Leandro atreveu-se a destrinchar um assunto que desconhecia e desandou a falar bobagem para os ouvintes. Resultado: quem entendia pouco sobre a venda da Celg passou a entender menos ainda (ouça aqui).

O primeiro erro de Leandro Rezende foi dizer que o momento é ruim para a venda da companhia. Errado: a alta do dólar criou ambiente mais do que propício para realização do leilão. Outro aspecto que Leandro ignora: a crise não atinge setores da economia que vivem do comércio de artigos básicos. Esta lição não é nossa, mas do homem mais rico do mundo, Warren Buffett, que concentra os seus investimentos em empresas que vendem produtos de limpeza, alimentos e… energia. Por mais que a crise consuma o poder aquisitivo das pessoas, família alguma deixará de gastar parte do seu orçamento em energia.

O mercado sabe disso. A prova é que oito empresas já demonstraram interesse em adquirir a Celg, segundo reportagem publicada na última sexta-feira pelo jornal O Globo. Entre elas a chinesa State Grid, a italiana Enel, a Equatorial, a Energisa, a CPFL, Copel e outra estrangeira que não teve o nome revelado. Lição básica da economia para Leandro Rezende: quando há grande número de compradores, o preço do produto (no caso, a Celg) sobe. Ele pode ter certeza de que a companhia será vendida por um valor muito acima do inicial, de R$ 1,43 bilhão.

Outro erro é dizer que o governo terá de usar todo o dinheiro da venda da companhia para pagar dívidas que assumiu. Não é verdade. Importante dizer que o Estado pegará o dinheiro à vista. Já a dívida será parcelada a juros baixos. Ou seja: os recursos poderão ser usados para novos investimentos. Não escoarão pelo ralo, como Leandro faz crer. A secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, já se encontrou com jornalistas para explicar que o negócio é bom – e porque o é. Possivelmente, Leandro faltou à entrevista.

Importante estudar o assunto antes de falar bobagem no rádio, caro jornalista. Desinformar ouvintes não é o que se espera de um bom comentarista.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....