terça-feira , 22 abril 2025
EleiçõesGoiânia

“Iris é a vanguarda do atraso”, diz Jornal Opção ao comentar proposta do coronel do PMDB de reeditar os mutirões

O ex-presidente Jânio Quadros, apesar dos erros absurdos que cometeu na sua carreira, ditou moda no Brasil. Muitos são os políticos que até hoje copiam o seu estilo e a sua linguagem. Um deles é o ex-governador Iris Rezende (PMDB), que no fim desta semana desaposentou-se para concorrer à prefeitura de Goiânia pela quarta-feira. O Opção diz que Iris continua a “emular Jânio Quadros”, com seu discurso passadista e sua insistência em falar dos mutirões.

“Afinal, Iris pode falar em tempo novo ou em novo tempo? Até pode, mas, na sua boca, parece, digamos, um discurso fora de forma, quer dizer, uma ideia fora do lugar, diria o sociólogo Roberto Schwarz”, diz o editorial. “Fica-se a impressão de que Iris fala para um eleitor imaginário, que tenta desperta o ser supostamente rural que habita os citadinos, ou parte deles. Uma volta ao passado, sobretudo de maneira consciente, é como a reedição do curral eleitoral”.

O texto diz, por fim, que Iris estaria sugerindo uma paralisia do pensamento, da reflexão. “A ideia do mutirão diz mais sobre Iris Rezende do que se pensa. É o atraso malévolo. Nada ingênuo. É, o que se pode chamar, na falta de termos mais candentes, de vanguarda do atraso”.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás violento: filho com problemas psiquiátricos mata mãe a facadas

Goiânia Um homem, que não teve o nome divulgado, matou a própria...

Goiânia

Indústria das multas de Mabel preocupa motoristas de app em Goiânia: “Estão destruindo nosso trabalho”

Insegurança e medo A criação de uma verdadeira indústria das multas, gerida...

Goiânia

Mabel cobra empresários sobre o lixo, mas ignora o caos nos cemitérios públicos de Goiânia

Descaso Enquanto o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, protagoniza confrontos públicos e...