segunda-feira , 8 junho 2026
EleiçõesGoiânia

Cansado de candidatos ruins, goianiense pode eleger Iris no 1° turno só para abreviar a disputa – como em 2012

Em 2012, a população de Goiânia não elegeu Paulo Garcia (PT) no primeiro turno porque ele era um bom candidato, mas porque todos – inclusive o próprio Paulo – eram muito ruins e estavam agredindo os ouvidos do eleitor com promessas vazias, discursos fáceis e arroubos populistas. O mesmo fenômeno pode acontecer agora, quatro anos depois.

De acordo com a última pesquisa Serpes/O Popular, divulgada no domingo, Iris chegou a 37,1% das intenções de voto e já vislumbra a possibilidade de liquidar a fatura já no primeiro turno. Isso quer dizer que Iris é um ótimo candidato? Não. Se fosse, não teria perdido uma eleição para senador e três para governador.

Isso quer dizer, provavelmente, que o goianiense perdeu a paciência com o falatório sem futuro dos oito candidatos a prefeito – alguns mais insuportáveis que os outros. E aí opta pelo que pode vencer a eleição já no primeiro turno, convencido de que não há possibilidade de o debate eleitoral melhorar em um novo turno.

É digno de nota o fraco desempenho nas pesquisas dos dois candidatos-delegados, que insistem em colocar a Segurança como pauta da campanha: Waldir Soares (PR) e Adriana Accorsi (PT). Adriana e Waldir desidratam à medida que o eleitor se informa sobre as reais atribuições da prefeitura no combate à criminalidade e descobre que o papo de criar uma polícia municipal era furado. Até aqui, quem herdou os votos da dupla é Iris, por ser o nome mais conhecido.

A eleição deste ano em Goiânia mostra, acima de tudo, que os políticos não aprenderam a se comunicar com a população depois dos tsunamis que resultaram na nova prisão de José Dirceu, no indiciamento do ex-presidente Lula, no afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e no impeachment de Dilma Rousseff. Nossos políticos usam a mesma linguagem de antes, como se o mundo continuasse o mesmo de 1982.

Taí mais uma razão que explica o favoritismo de Iris: em 1982, Iris era unanimidade. Tal como naquela época, corre o risco de ser eleito dessa vez falando em mutirões. Não por mérito próprio, mas por demérito dos seus adversários. Quem perde é Goiânia.

Artigos relacionados

Goiânia

Homem armado agride coletores de lixo em Goiânia

Violência Um homem armado abordou e agrediu coletores de lixo em Goiânia....

Goiânia

Mulher passa mal e desmaia dentro de delegacia em Goiânia ao denunciar agressões do companheiro

Violência doméstica Uma mulher desmaiou ao chegar à Delegacia da Mulher de...

Goiânia

Goiás violento: Mulher denuncia que foi agredida pelo marido empresário em Goiânia

Violência doméstica Uma jovem de 28 anos denunciou que foi vítima de...

Goiânia

Dentista vai parar no xilindró suspeita de deformar pacientes em Goiânia

Procedimentos ilegais Uma dentista foi parar no xilindró suspeita de fazer procedimentos...