sábado , 18 maio 2024
EleiçõesGoiânia

Marketing equivocado e pouca vocação para diálogo com forças políticas: veja as razões que explicam a queda de Waldir nas pesquisas

O deputado federal Delegado Waldir (PR) despencou nas pesquisas de intenção de voto. O novo levantamento feito pelo instituto Ibope – e divulgado na última sexta-feira – o relegou ao bloco de coadjuvantes na disputa, que enfim polarizou entre Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PSB). Quais fatores explicam a desidratação de Waldir, tratado como potencial fato novo na eleição antes de ela começar?

A mãe de todos os erros cometidos por Waldir é seu desprezo pelo diálogo com as outras forças políticas de Goiás. Com mais de 600 mil seguidores nas redes sociais e a maior votação da história em eleição para deputado federal, em 2014, Waldir cometeu o pecado da soberba. Pensou que não precisaria se aliar a ninguém para faturar a prefeitura. Sem acordos, Waldir entrou na disputa sem estrutura e sem um bom tempo de televisão. Para vice, indicou a inexpressiva Rose Cruvinel, que não agrega absolutamente nada à sua chapa. O desprezo de Waldir pela classe política é tamanho que ele brigou até com a presidente do seu partido, deputada Magda Mofatto.

Com pouco tempo de exposição na televisão, o deputado-delegado não tinha o direito de errar. Mas errou. Vagueou entre a linguagem agressiva e a excessivamente leve no programa do horário eleitoral gratuito. Insistiu no tema da segurança pública, que afinal de contas não pautou a disputa – como chegou-se a pensar que pautaria. No jornal O Popular, especialistas o criticaram por conta da viabilidade baixa das suas propostas e o eleitor percebeu esta fragilidade. Com tantos erros, o castelo de cartas de Waldir finalmente ruiu.

Resta saber se o delegado conseguirá sustentar os 13% de intenção de voto que ainda lhe restam. Se cair demais, sua reeleição ficará em risco.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...