terça-feira , 19 maio 2026
EleiçõesGoiás

De olho em 2018: resultado das eleições fragiliza Daniel Vilela e Caiado, mas fortalece projeto de José Eliton

Apurados os votos em todos os municípios goianos e já de olho no cenário que se desenha para a eleição de 2018, a impressão que se tem é a de que a disposição das peças no tabuleiro político favoreceu o vice-governador José Eliton (PSDB) e fragilizou os dois principais nomes da oposição: o deputado federal Daniel Vilela (PMDB) e o senador Ronaldo Caiado (DEM).

Sob comando de Daniel Vilela, o PMDB desidratou. Caiu de 57 prefeituras para 42. Ganhou municípios importantes, como Catalão e Rio Verde, mas perdeu outros como Jataí e corre o risco de ser derrotado em uma disputa que parecia ganha, na Capital. O DEM, sob a tutela de Caiado, foi reduzido à condição de nanico. Havia eleito 17 prefeitos em 2012, mas desta vez foram apenas dez. Muito pouco para quem sonha em ser governador.

José Eliton é o grande vitorioso do processo eleitoral não só por ser do PSDB, mas por ter sido o responsável pelas articulações entre partidos da base aliada em praticamente todos os municípios do Estado. O seu partido ganhou 25 prefeitos e elegeu um total de 77 – destaque para Jataí, Luziânia, Valparaíso e Porangatu. Eliton também saiu-se muito no nordeste goiano. Lá, a base elegeu todos os prefeitos.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: filho mata próprio pai a pauladas enquanto idoso dormia

Portelândia Um homem é acusado de matar o próprio pai, um idoso...

Goiás

Violência extrema: Mulher mantém filho acorrentado e sem comida em Rio Verde

Crueldade Uma mulher é acusada de manter o próprio filho acorrentado e...

Goiás

Bandido não se cria, Daniel Vilela? Tribunal do crime decapita vítima viva e filma tudo em Goiás

Brutalidade A atuação brutal das facções voltou a desmentir os discursos do...