domingo , 21 julho 2024
EleiçõesGoiás

Porque a oposição perdeu a eleição (5): demonstrou vontade de vencer a todo custo e fechou alianças inexplicáveis

Um dos motivos que explicam a derrota acachapante da oposição na eleição deste ano são as alianças absurdas firmadas em muitos do 246 municípios goianos, que afrontaram a inteligência do eleitor e aumentaram a rejeição ao projeto de poder do bloco liderado pelo deputado Daniel Vilela (PMDB) e pelo senador Ronaldo Caiado (DEM). Há exemplos disso em Itumbiara, Anápolis, Goiânia e Aparecida.

Em Itumbiara, a oposição declarou apoio a um deputado que, na Assembleia Legislativa, é governista até o último fio de cabelo branco: Álvaro Guimarães (PR). Esta junção de corpo de cavalo com cabeça de rinoceronte fez com que a chapa tivesse somente 26,15% dos votos válidos.

Em Anápolis, outra aliança absurda. Daniel Vilela indicou o vice do candidato a prefeito João Gomes (PT). PT e PMDB juntos? Pois é. Enquanto em Brasília e no resto do País a claque da ex-presidente Dilma chama de golpistas os aliados do PMDB e de Michel Temer, em Anápolis Daniel troca figurinhas com o petismo. Mais estranho, impossível.

Em Goiânia, Caiado pede votos para Iris Rezende como se o velho cacique fosse o enviado de Deus para salvar a Capital do caos administrativo. Há 20 anos, Caiado dizia que o PMDB era “caso de polícia” e “partido de bandidos”. Outro detalhe curioso é que o “caos administrativo” que Iris e Caiado querem combater foi criado pelo próprio Iris, padrinho de Paulo Garcia (PT) – um petista desses que Caiado odeia.

Para fechar com chave de ouro, citemos o exemplo de Aparecida de Goiânia. Lá, o candidato eleito no primeiro turno, Gustavo Mendanha (PMDB), reuniu no mesmo palanque o PT de Dilma e o DEM de Caiado. Embaralhou as ideias na sua cabeça, leitor? Na nossa também.

Artigos relacionados

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiás

Até onde vai o Sindipúblico para impedir a mudança que Caiado quer fazer no Ipasgo?

Antes de falar em converter o Ipasgo de autarquia para privado o...