segunda-feira , 8 junho 2026
EleiçõesGoiânia

Sem a base aliada marconista e apoio do governador, Vanderlan talvez nem teria passado ao segundo turno

Aliados de Iris Rezende e parte da imprensa (O Popular, Cileide Alves e Fabiana Pulcineli) começaram a disseminar a tese de que Vanderlan Cardoso parou de crescer e pode ser derrotado por Iris Rezende devido à aliança com o governador Marconi Perillo.

A análise, que não tem base científica ou estatística, é rasa e contaminada talvez por ideologias políticas. Se olharmos friamente, a candidatura de Vanderlan em Goiânia, no começo, estava morna e o empresário era o terceiro colocado nas pesquisas, bem distante do então badalado Delegado Waldir.

Vanderlan nem era considerado no páreo de cima e a maioria da imprensa já se assanhava por um embate entre Iris e Waldir. A candidatura do PSB só encorpou de fato depois que se uniu à base marconista, que, goste-se ou não, sabe mobilizar a militância e tem a chama da vitória. Inflamada pelo governador Marconi Perillo, a chamada “turma do governo”, pegou no batente e foi para rua trabalhar por Vanderlan.

O efeito foi notável. O empresário começou a subir nas pesquisas e a tomar eleitores de Waldir. Cresceu mais e passou ao segundo turno colado em Iris, o que parecia ser inimaginável no começo da campanha. Tanto que os iristas e o próprio cacique acreditavam que venceriam no primeiro turno.

Portanto, querer colocar uma possível derrota de Vanderlan apenas na conta de Marconi chega a ser até burrice.

Artigos relacionados

Goiânia

Homem armado agride coletores de lixo em Goiânia

Violência Um homem armado abordou e agrediu coletores de lixo em Goiânia....

Goiânia

Mulher passa mal e desmaia dentro de delegacia em Goiânia ao denunciar agressões do companheiro

Violência doméstica Uma mulher desmaiou ao chegar à Delegacia da Mulher de...

Goiânia

Goiás violento: Mulher denuncia que foi agredida pelo marido empresário em Goiânia

Violência doméstica Uma jovem de 28 anos denunciou que foi vítima de...

Goiânia

Dentista vai parar no xilindró suspeita de deformar pacientes em Goiânia

Procedimentos ilegais Uma dentista foi parar no xilindró suspeita de fazer procedimentos...