domingo , 6 setembro 2026
EleiçõesGoiânia

Vanderlan teve tudo para vencer a eleição, ao abrir o 2º turno a 2,6 pontos de Iris, segundo o Serpes, mas… faltou pique diante do velho cacique peemedebista

O empresário e candidato a prefeito pelo PSB Vanderlan Cardoso está a um passo de perder a eleição para prefeito de Goiânia, que ele teve nas mãos na virada do 1º para o 2º turno.

“Vanderlan começou o 2º turno, de acordo com a pesquisa Serpes/O Popular divulgada dia 9 de outubro, com 39,3% das intenções de voto contra 41,9% de Iris Rezende (PMDB), ou seja diferença de apenas 2,6 pontos porcentuais”, anotou matematicamente a ex-editora-chefe de O Popular, Cileide Alves, em artigo em seu blog na internet (por sinal difícil de ser encontrado).

Ou seja: apenas 2,6 pontos, no início do 2º turno, separavam Vanderlan de Iris. A favor do ex-prefeito canedense, pesava o clima de ascensão meteórica entre o final do 1º turno e o início do 2º – que se imaginava fatal para Iris.
Ledo engano. Iris reagiu abrindo a campanha do 2º turno em ritmo acelerado, no ataque em todas as frentes, desde o marketing televisivo até a comunicação estratégica pelas redes sociais e veículos de imprensa.

Vanderlan, atarantado, continuou servindo aos eleitores o arroz com feijão do “jeito diferente de governar”, baseado em nada além da sua experiência como prefeito de uma cidade que é menos de um décimo do tamanho de Goiânia – Senador Canedo.

Não deu certo, é claro. A rejeição cresceu e superou a de Iris. Detalhe: nunca, em eleição alguma que disputou de 30 anos para cá, Iris chegou ao final sem desfrutar da incômoda posição de maior rejeitado dentre todos os candidatos.
Vanderlan esteve a um passo de vencer Iris, mas hoje parece caminhar para mais uma derrota melancólica, das tantas que que a sua trajetória eleitoral registra. Pela última pesquisa Serpes, a diferença pró-Iris subiu para 13 pontos.

Artigos relacionados

Goiânia

Jogador do Vila Nova é alvo de operação da PF contra tráfico de drogas e armas

Operação O lateral-direito do Vila Nova, Hayner William Monjardim, de 30 anos,...

Goiânia

Adolescente que atropelou e matou casal é apreendido em Goiânia

Provisoriamente O adolescente de 17 anos investigado pelo atropelamento que matou um...

Goiânia

Mulher que foi atropelada por adolescente bêbado morre em Goiânia

Morte encefálica Neifa Freitas de Farias Alves, de 50 anos, mulher que...

Goiânia

Banho de sangue em Goiás: mais um tiroteio com mortes, agora em Goiânia

Goiás violento Mais um banho de sangue em Goiás. Dessa vez um...