sábado , 20 abril 2024
Goiânia

Renato Monteiro é um dos coveiros de Paulo Garcia. Fez a propaganda da prefeitura e escondeu prefeito da campanha de Adriana Accorsi

O publicitário Renato Monteiro, dono da agência Cantagalo, é um dos principais responsáveis pela prematura morte política do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT). Apesar de sair da atual administração com os bolsos cheios, Renato causou danos irreversíveis à imagem de Paulo. É um dos – senão o principal – coveiros do petista.

A conclusão não é do blog, mas do próprio Paulo, que em reiteradas entrevistas diz que a sua administração foi pródiga em obras e realizações, mas falha em comunicação. A Cantagalo não só foi a agência que mais faturou na era Paulo como também indicou o atual secretário de Comunicação, Edmilson Santos. Ou seja: se há um culpado pelos ruídos no diálogo entre prefeito e população, o nome dele é Renato Monteiro.

Renato é frequentemente descrito como um publicitário que viaja na maionese. Colegas de mercado, que optam por eufemismos para não ofendê-lo, costumam afirmar que as peças dele são “autorais em excesso”. Assim foi com a panacéia da “cidade sustentável”, um mote de campanha descolado da realidade que até atendeu ao objetivo imediato de eleger o candidato, em 2012, mas que hoje catalisa o desapontamento do eleitor que pensou que Paulo era, de fato, um político diferente dos outros.

Coube a Renato Monteiro, nos últimos quatro anos, definir as linhas do discurso de Paulo Garcia – garoto-propaganda da atual administração. Em vez de coibir o jeitão arrogante do seu cliente, Renato o exacerbou. Virou rotina assistir o prefeito na TV ironizando adversários ou qualquer um nas ruas que o questionasse. O João Santana de bermudas deixou que Paulo Garcia se encastelasse na sua empáfia – e lá morou nos últimos quatro anos.

O ato final deste coveiro travestido de publicitário foi esconder Paulo na campanha de Adriana Accorsi (PT) à prefeitura. Esta decisão equivocada não só mostrou ao eleitor que o PT tinha vergonha do seu rebento, como também foi uma confissão de que ele falhou na proposta de construir um projeto político longevo ao lado do cliente e de que Adriana era uma candidata sem identidade, perdida no debate político-eleitoral.

Renato deixará a prefeitura pelas portas dos fundos, mas sabe de uma coisa? Pouco importa para ele. Afinal de contas, só neste ano ele recebeu R$ 10 milhões. Vai descansar sossegado.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...