quinta-feira , 18 abril 2024
Goiás

Vitória de Marconi: Temer sanciona MP que viabiliza em definitivo a venda da Celg e libera parte dos recursos arrecadados para o governo Marconi

O Diário Oficial da União publica nesta sexta-feira a sanção do presidente Michel Temer à Medida Provisória 735/16, que abre em definitivo o caminho para a privatização da Celg.

Na sanção, Temer vetou artigos que poderiam atrapalhar a venda da companhia ou mesmo impedir que parte dos recursos arrecadados venham a ser destinados ao Governo de Goiás.

Quando a MP transitou pelo Senado Federal, Ronaldo Caiado tentou de todas as formas obstacular a privatização da Celg e, caso realizada, obrigar a que os recursos que caberiam ao Governo de Goiás fossem utilizados na amortização da dívida do Estado com a União.

Caiado chegou a se unir a um seu arquiinimigo, o petista Lindberg Farias, para tentar inserir uma emenda que simplesmente retirava a Celg do Plano Nacional de Desestatização. Não conseguiu.

A Medida Provisória agora convertida em lei facilita sobremaneira a transferência do controle acionário da companha elétrica goiana para o setor privado, inclusive garantindo a renovação da sua concessão por mais 30 anos.