domingo , 24 novembro 2024
GoiásImprensa

Editorial do Jornal Opção é didático e categórico: ajuste fiscal de Marconi é para evitar que Goiás vire um novo Rio Grande do Sul ou Rio de Janeiro

O editorial do Jornal Opção desta semana é praticamente uma aula sobre o novo ajuste fiscal do governador Marconi Perillo. De forma didática e com tudo bem detalhado, o texto explica as razões que levaram Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul ao caos financeiro. Os dois estados decretaram estado de calamidade pública nas finanças.

O Jornal Opção lembra que Marconi iniciou o ajuste ainda 2014, enfrentando desgastes com a população, servidores, sindicatos e etc. Porém, valeu a pena. Goiás hoje paga os salários do funcionalismo normalmente e sem parcelamentos. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os servidores recebem salários parcelados há 10 meses.

“Graças ao ajuste promovido bem cedo, e continuado em 2015 e 2016, é que o governo de Goiás consegue pagar a folha do funcionalismo público, os fornecedores e construir algumas obras. Ajustes não agradam ninguém, nem mesmo seu promotores. Mas devem ser feitos e a sociedade, incluídos os servidores públicos, deve compreendê-los. Antes fazê-lo, perdendo alguns anéis, do que não fazê-los, perdendo, além dos anéis, os dedos”, diz o texto.

“Goiás não se tornou um Rio de Janeiro e um Rio Grande do Sul porque o governador Marconi Perillo, mesmo aceitando que ficaria parcialmente impopular, antecipou-se e fez os cortes adequados. No momento, pode-se dizer que sua relativa impopularidade não tem a ver com coisas negativas, e sim com o fato de que está adotando medidas duras, mas necessárias e, possivelmente, eficazes, para beneficiar todos, a curto, médio e longo prazo. É preciso “salvar” Goiás para todos os goianos”, analisa o Opção.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....