quinta-feira , 28 março 2024
GoiâniaImprensa

O que fizeram de ti, Goiânia? Darci, Nion, Pedro Wilson e Iris exterminaram 52,7% da área verde da capital, em 20 anos, mostra estudo da UFG com base em fotos aéreas

O município de Goiânia perdeu 116 km² de sua cobertura vegetal entre 1986 e 2010, o que representa uma perda de 52,7% de sua área verde. É o que demonstram imagens analisadas pelo Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Além do desmatamento na zona rural, a perda de árvores coincide com a criação de quase 300 novos bairros nesse período.

É o que revela a reportagem principal da edição desta segunda-feira de O Popular. Entre 1986 e 2010, a capital foi administrada seguidamente pelos prefeitos Darci Accorsi, Nion Albernaz, Pedro Wilson e Iris Rezende. O estudo conclui que, desde Nion Albernaz, as administrações de Goiânia se assumem como protetoras do verde, mas falsamente. “O Nion Albernaz (PSDB) falava de Goiânia como a ‘Cidade das Flores’; na gestão do Iris Rezende (PMDB) houve um boom em relação à criação de parques e isso se tornou de fato uma forma de marketing para ele: ‘Goiânia das Áreas Verdes’. Inclusive o Paulo Garcia (PT) deu seguimento com ‘Goiânia Cidade Sustentável’”, contextualiza a pesquisadora Carolina Ferreira da Costa Streglio, mestre em Geografia da UFG.

Os especialistas da UFG que participaram do estudo concluíram ainda que as práticas da Prefeitura de Goiânia, nesse período e até hoje, sob a gestão de Paulo Garcia, são equivocadas no que diz respeito à conservação da cobertura verde e, em especial, sobre a poda de árvores.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...