quinta-feira , 2 julho 2026
GoiâniaImprensa

O que fizeram de ti, Goiânia? Darci, Nion, Pedro Wilson e Iris exterminaram 52,7% da área verde da capital, em 20 anos, mostra estudo da UFG com base em fotos aéreas

O município de Goiânia perdeu 116 km² de sua cobertura vegetal entre 1986 e 2010, o que representa uma perda de 52,7% de sua área verde. É o que demonstram imagens analisadas pelo Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Além do desmatamento na zona rural, a perda de árvores coincide com a criação de quase 300 novos bairros nesse período.

É o que revela a reportagem principal da edição desta segunda-feira de O Popular. Entre 1986 e 2010, a capital foi administrada seguidamente pelos prefeitos Darci Accorsi, Nion Albernaz, Pedro Wilson e Iris Rezende. O estudo conclui que, desde Nion Albernaz, as administrações de Goiânia se assumem como protetoras do verde, mas falsamente. “O Nion Albernaz (PSDB) falava de Goiânia como a ‘Cidade das Flores’; na gestão do Iris Rezende (PMDB) houve um boom em relação à criação de parques e isso se tornou de fato uma forma de marketing para ele: ‘Goiânia das Áreas Verdes’. Inclusive o Paulo Garcia (PT) deu seguimento com ‘Goiânia Cidade Sustentável’”, contextualiza a pesquisadora Carolina Ferreira da Costa Streglio, mestre em Geografia da UFG.

Os especialistas da UFG que participaram do estudo concluíram ainda que as práticas da Prefeitura de Goiânia, nesse período e até hoje, sob a gestão de Paulo Garcia, são equivocadas no que diz respeito à conservação da cobertura verde e, em especial, sobre a poda de árvores.

Destaques

Artigos relacionados

Goiânia

Tristeza e dor entre os servidores da Comurg após morte cerebral da colega atropelada em canteiro central de Goiânia enquanto trabalhava

Atropelamento Um motorista embriagado atropelou servidores da Companhia de Urbanização de Goiânia...

Goiânia

Tiroteio deixa ao menos 2 mortos na região Noroeste de Goiânia

Troca de tiros Ao menos duas pessoas morreram após uma troca de...

Goiânia

Passageiro de moto morre após cair na Av. Mutirão e ser atropelado por ônibus, em Goiânia

Acidente Um homem morreu na manhã desta sexta-feira (19) após um acidente...

Goiânia

Goiás violento: pai é acusado de matar o próprio filho, um bebê de apenas 9 meses

Crueldade Um homem é acusado de matar o próprio filho, um bebê...