domingo , 12 janeiro 2025
Goiânia

Especialistas contestam título de “cidade mais verde do Brasil” dado a Goiânia, que Iris e Paulo Garcia ostentaram em campanhas eleitorais

Em 2012, o Instituto Brasileiro de Estatística de Geografia (IBGE) conferiu a Goiânia o título de cidade mais verde no Brasil, com base em um estudo inédito que analisava o índice de arborização por domicílio. Este título vou argumento para campanha eleitoral nas mãos de Iris Rezende (PMDB), em 2014 e 2016, e Paulo Garcia (PT), em 2012.

O fato novo é que, nesta segunda-feira, o jornal O Popular trouxe à luz a opinião de especialistas que afirmam que o estudo do IBGE foi malfeito e carece de rigor científico. Tudo não passou de um embuste, na opinião deles.

“Essa informação (de que Goiânia é a cidade mais verde do Brasil) é muito questionada por conta da metodologia que eles (IBGE) utilizam”, afirma o doutor em Geografia Diego Tarley. “Apesar do número de parques crescer, o número de arborização diminuiu. É um discurso questionável”, emenda Carolina Streglio, que comparou a arborização do município entre imagens de satélite geoprocessadas entre os anos de 1986 e 2010.

Em 2015, o especialista em geoprocessamento Tarik de Souza Araújo resolveu testar a pesquisa do IBGE. Ele comparou dados de Natal, no Rio Grande do Norte, obtidos pelo instituto, com dados extraídos de imagens de sensoriamento remoto de alta resolução espacial.

A conclusão foi de que os dados do IBGE são superdimensionadas, já que eles consideram como arborizados os domicílios de um lado do quarteirão que tenha pelo menos uma árvore.

Artigos relacionados

Goiânia

Aoh Goiânia! CCJ da Câmara Municipal aprova emenda jabuti que garante bônus de R$ 6 mil para vereadores

Bônus generoso A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara...

Goiânia

Justiça suspende greve dos médicos que aconteceria em Goiânia nesta segunda-feira

Suspensão O Tribunal de Justiça de Goiás determinou a suspensão da greve...

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...