sexta-feira , 29 março 2024
Goiânia

Em duas décadas, Goiânia perdeu 52% da sua área verde. Culpa da prefeitura, que faz vista grossa à especulação imobiliária

As construtoras e a especulação imobiliária consumiram 52,7% da cobertura vegetal de Goiânia, de acordo com levantamento feito pelo Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da Universidade Federal de Goiás (UFG), divulgado nesta segunda-feira pelo jornal O Popular.

Além do desmatamento da zona rural, a perda de árvores coincide com a criação de quase 300 novos bairros nos anos 1990 e 2000. Os especialistas ouvidos pelo O Popular são categóricos ao afirmar que a responsabilidade pelo desmatamento é da prefeitura da Capital, que fez vista grossa às investidas do poder econômico sobre as áreas verdes da cidade.

João Batista de Deus, professor do Iesa, afirma que o município falhou nas últimas décadas porque não criou mecanismos para obrigar donos de áreas vazias entre bairros a construir, fato que resultou no espaçamento da malha urbana. Ele avalia que a proposta esbarra nos interesses dos especuladores imobiliários. “não é uma coisa simples, é uma pressão muito grande”.

A professora Martha Nascimento, da Escola de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), contesta o argumento da prefeitura de que há compensação ambiental para o avanço das construtoras. Ela diz que a compensação não é verdadeiramente eficiente porque “se descola uma função ecológica do local de origem”. Ou seja: não adianta transferir a vegetação de um lugar para o outro pensando que o problema está resolvido.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...