domingo , 28 abril 2024
Goiânia

Especialistas contestam título de “cidade mais verde do Brasil” dado a Goiânia, que Iris e Paulo Garcia ostentaram em campanhas eleitorais

Em 2012, o Instituto Brasileiro de Estatística de Geografia (IBGE) conferiu a Goiânia o título de cidade mais verde no Brasil, com base em um estudo inédito que analisava o índice de arborização por domicílio. Este título vou argumento para campanha eleitoral nas mãos de Iris Rezende (PMDB), em 2014 e 2016, e Paulo Garcia (PT), em 2012.

O fato novo é que, nesta segunda-feira, o jornal O Popular trouxe à luz a opinião de especialistas que afirmam que o estudo do IBGE foi malfeito e carece de rigor científico. Tudo não passou de um embuste, na opinião deles.

“Essa informação (de que Goiânia é a cidade mais verde do Brasil) é muito questionada por conta da metodologia que eles (IBGE) utilizam”, afirma o doutor em Geografia Diego Tarley. “Apesar do número de parques crescer, o número de arborização diminuiu. É um discurso questionável”, emenda Carolina Streglio, que comparou a arborização do município entre imagens de satélite geoprocessadas entre os anos de 1986 e 2010.

Em 2015, o especialista em geoprocessamento Tarik de Souza Araújo resolveu testar a pesquisa do IBGE. Ele comparou dados de Natal, no Rio Grande do Norte, obtidos pelo instituto, com dados extraídos de imagens de sensoriamento remoto de alta resolução espacial.

A conclusão foi de que os dados do IBGE são superdimensionadas, já que eles consideram como arborizados os domicílios de um lado do quarteirão que tenha pelo menos uma árvore.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...