quinta-feira , 25 abril 2024
GoiâniaImprensa

Jornal Opção diz que muitos dos secretários anunciados por Iris têm “passado controverso”. Até a filha de Caiado já foi demitida do gabinete do pai, na Câmara, por nepotismo

Reportagem do Jornal Opção online traz levantamento sobre alguns dos nomes anunciados pelo prefeito Iris Rezende para compor o seu secretariado – muitos deles ostentando o que o jornal chama de “passado controverso”, ou seja envolvimento com situações de improbidade administrativa e outras ocorrências denunciadas pelo Ministério Público como corrupção.

São citados na reportagem:

1) Samuel Almeida, secretário de Governo – Ex-presidente da Assembleia, é processado por se beneficiar da contratação de 12 funcionários fantasmas na Assembleia, alvo também de inquérito policial. Samuel também é alvo de uma ação civil pública de 2015 no caso que investigou a manutenção do padre Luiz Augusto Ferreira da Silva como funcionário fantasma do Legislativo estadual.

2) – Márcia Carvalho, secretária de Assistência Social – Denunciada pelo Ministério Público por improbidade administrativa por realinhamento de preço em contrato de obras firmado com a empresa Capital Assessoria e Empreendimentos LTDA. Em 2010, Márcia Carvalho também foi alvo de denúncia de representantes da Associação Brasileira dos Advogados do Povo (Abrapo) por abuso de autoridade após destituir a diretora Mary Cristina Faleiro da Escola Municipal Castorina Bittencourt Alves, no bairro Carolina Park.

3) Kleber Adorno, secretário de Cultura – Alvo de 1 ações do Ministério Público de Goiás por enriquecimento ilícito, fraude de licitação, lesão ao erário, além de atentar contra os princípios da administração pública quando ocupou a pasta da Cultura nos mandatos de Iris Rezende e parte do mandato de Paulo Garcia. Protagonizou escândalo quando foi denunciado, na UFG, por ter plagiado a sua tese de doutorado.

4) Fernando Cozzetti, secretário de Infraestrutura – Trabalhava na CCB, construtora envolvido em irregularidades nas gestões passadas de Iris Rezende na Prefeitura.

5) Anne Caiado, procuradora-geral do município – Filha do senador Ronaldo Caiado, está sendo criticada pela falta de experiência para o cargo para o qual foi nomeada. Provável indicação do pai ao cargo, Anna Caiada já esteve lotada no gabinete de Caiado, quando ainda era deputado federal pelo PFL, e acabou exonerada em reforma administrativa empenhada pelo então presidente Aldo Rebelo, em 2006, em combate ao nepotismo na Casa, conforme mostra matéria do Estado de S. Paulo, à época.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...