sábado , 7 março 2026
Goiânia

Iris troca antigos aliados por “forasteiros” como Alexandre Magalhães, que apoiou Vanderlan, Marcelo Ferreira, ex-subsecretário de Marconi, e Felisberto Tavares, que pediu votos para Waldir

Depois de 13 dias de espera, os antigos aliados do prefeito Iris Rezende (PMDB) sentem o gosto amargo da decepção com o anúncio dos nomes que vão ocupar as últimas secretarias vagas na prefeitura de Goiânia. Iris deixou de lado velhos companheiros e abrigou “forasteiros” que não pediram voto para ele na eleição do ano passado. A ciumeira é generalizada.

A mais recente fornada de auxiliares tem, por exemplo, Luiz Felipe Gabriel para secretaria de Comunicação. Luiz Felipe esteve alheio à campanha de Iris para prefeito e, no fim das contas, ocupou espaço que era cobiçado pelo jornalista Filemon Pereira (assessor de imprensa do prefeito) e pelo grupo político do publicitário Jorcelino Braga.

Tem também Alexandre Magalhães, que em 2014 disputou o governo do Estado pelo PSDC e fez duros ataques a Iris no primeiro turno, acusando-o, entre outras coisas, de privilegiar a Qualix, empresa de coleta de lixo, e pagar R$ 16 milhões para ela às vésperas de deixar a prefeitura. Alexandre será o presidente da Agência de Turismo e Lazer (Agetul).

O novo secretário municipal de Educação é Marcelo Ferreira da Costa, que foi superintendente executivo da Secretaria Estadual de Educação na gestão do governador Marconi Perillo (PSDB). Mais especificamente subordinado ao ex-secretário Thiago Peixoto, que deixou a pasta em 2014.

Há também Macxuwell Novais Ferreira, novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, classificado pelo vereador Jorge Kajuru (PRP) como “mais marconista que a primeira-dama Valéria Perillo”, e o vereador Felisberto Tavares (PR), que pediu votos para Delegado Waldir (PR) na eleição para prefeito de Goiânia.

Em detrimento ao amplo espaço dedicado aos “forasteiros”, Iris terá de conviver com a insatisfação de amigos. Jorcelino Braga, por exemplo, ficou sem um quinhão significativo na prefeitura. O PDT do vereador Paulinho Graus espera até agora – e vai continuar esperando – um convite para participar do secretariado. Entre outros exemplos.

Artigos relacionados

Goiânia

Homem vai parar no xilindró após tentar tomar arma de agente da PRF na Rodoviária de Goiânia

Flagrante Um homem foi parar no xilindró na manhã desta sexta-feira (6)...

Goiânia

Sem licitação: Vereadora Kátia vai ao TCM contra contrato de R$ 22 milhões da Prefeitura de Goiânia para serviços de engenharia

Possíveis irregularidades A vereadora Kátia Maria apresentou representação ao Tribunal de Contas...

Goiânia

Policial militar morre após se envolver em acidente de trânsito em Goiânia

Perda A sargento da PM, Flávia Rosa Campos, de 49 anos, morreu...

Goiânia

Goiás violento: jovem é brutalmente agredida na saída de boate em Goiânia

Agressões Uma mulher de 29 anos foi agredida na madrugada de domingo...