quinta-feira , 28 março 2024
Goiânia

Iris, que vive apegado ao passado, precisa aprender que, da sua última gestão para cá, há apenas 6 anos, o mundo mudou e novas ferramentas de gestão surgiram. Do jeito antigo, não vai dar

Não há como negar, nem mesmo entre os seus amigos e assessores mais próximos, que o octogenário Iris Rezende é um político e administrador aferrado ao passado, com pouca intimidade e pouco gosto pelas modernas ferramentas de gestão.

Um anacronismo, enfim.

Ao assumir a Prefeitura de Goiânia pela quarta vez, Iris mostrou-se mais determinado do que nunca a repetir velhas soluções dos tempos de antanho, como, por exemplo, os mutirões, que ele vive repetindo que vai ressuscitar, “convocando” a cidade inteira a se juntar aos “operários” municipais para realizar os serviços públicos essenciais – que, hoje, estão fazendo falta até mesmo em setores rotineiros como a coleta de lixo ou a correção dos buracos no asfalto das ruas e avenidas.

Mas essa estratégia não vai funcionar. Há pouco mais de 6 anos, em 2010, Iris entregou a Prefeitura funcionando até bem para o seu sucessor Paulo Garcia, embora completamente defasada do ponto de vista da tecnologia e da inovação. Sequer uma rede de computadores existia no final daquele mandato do velho cacique peemedebista – para economizar R$ 600 mil, ele vetou a implantação de uma rede de dados conectando toda a estrutura administrativa do município.

De lá para cá, apesar do pouco tempo, o mundo mudou ainda mais. A velocidade das transformações, que antes caminhavam ao ritmo de séculos, passou para décadas, chegou a anos e hoje – diz um experimentado especialista em modernidades, o internet-man Carlos Willian, da revista Bula – o que é novo passa a ser velho às vezes em apenas meia hora.

Iris nunca teve um início de mandato tão lento e cheio de ziguezagues como o atual. Ele, claramente, mostra descompasso com a realidade dinâmica dos dias de agora e declaradamente insiste em caminhos que funcionaram remotamente, porém tornaram-se incompatíveis com o acelerado tempo presente.

Está correndo o risco de tornar-se uma caricatura de si mesmo.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...