sábado , 11 janeiro 2025
Goiás

Aviso aos formuladores de “planos de governo” para a campanha de 2018: base de dados disponíveis sobre Goiás é muito fraca e compromete qualquer projeção de futuro

Um bom planejamento, é óbvio, deve se escorar sobre uma base de dados confiáveis e que estejam disponível não só em forma de informações agregadas, mas também relativizadas e em inter-relação com outros setores da realidade que se tenta abordar.

No caso de Goiás, essa base de dados simplesmente não existe – pelo menos em padrões insuspeitos. O que pode ser encontrado são elementos que retratam a economia e a sociedade estadual, mas isoladamente e ainda assim com imperfeições que em muitos casos comprometem a avaliação final.

Considerados isoladamente, dados sobre a economia, por exemplo, podem induzir a erros de visão comprometedores. O governo do Estado, tentando contornar esse problema, criou e implantou o Instituto Mauro Borges, que, no entanto, não avançou nada e preferiu se acomodar no levantamento e exposição de referências e fatos estáticos, com muito pouco ou quase nenhum dinamismo (que seria estabelecido pelo cotejo entre os números).

Os candidatos que quiserem, de verdade, produzir planos de governo consistentes e que tenham algo a oferecer como perspectiva para os goianos, precisam se atentar para a insuficiência das bases de dados hoje acessíveis sobre Goiás.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...