domingo , 17 novembro 2024
Goiás

Último governador do PMDB, Maguito deixou o Estado com uma relação dívida/receita de 3,45 vezes. Com Marconi, atualmente, a proporção caiu para 0,99 vezes, ou seja, 71% a menos

Um debate, nas redes sociais, entre o deputado estadual Jean Carlo, do PHS, mas em processo de migração para o PSDB, e o senado Ronaldo Caiado, trouxe à tona, na manhã deste sábado, uma informação valiosa para as contas do governo do Estado: a proporção da dívida do Estado em relação à Receita Corrente Líquida vem caindo gradativa e substancialmente desde 1999, quando o governador Marconi Perillo assumiu o seu primeiro mandato.

Quando deixou o governo, em 1998, Maguito Vilela, último governador do PMDB, deixou uma dívida equivalente a 3,45 vezes a receita corrente líquida para o ano seguinte. Trocando em miúdos, o que o Estado devia era 3,45 vezes mais do que arrecadava.

Em seus quatro mandatos, Marconi inverteu essa herança perversa deixada pelo PMDB e hoje a receita supera a dívida. Atualmente, a relação é de 0,99 vezes, o que quer dizer que a Receita Corrente Líquida é maior que a Dívida Consolidada Líquida. Portanto, Marconi reduziu a dívida do Estado em 71% desde que assumiu o Governo de Goiás pela primeira vez.

São números incontestáveis.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...