O deputado Jean Carlo (PHS) acusou o senador Ronaldo Caiado de “canalhice politiqueira” no sábado (8/4) em debate nas redes sociais sobre as contas do Governo do Estado. Em seu perfil no Twitter, Jean desmentiu o senador e afirmou, com base em dados da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que a relação receita/despesa está caindo.
“Estou vendo aqui um verdadeiro o oportunismo político, cheirando canalhice. O senador apoiou esse governo desde o início e agora, oportunismo, faz bravatas para impressionar”, disse Jean Carlo. Para o deputado, o senador revela sua incoerência ao passar a apoiar o PMDB do prefeito Iris Rezende, fazendo vistas grossas para os problemas da capital, como o caos na saúde pública – mesmo sendo médico.
Para desmentir Caiado, Jean recorreu a dados da Sefaz que mostram que a proporção da dívida do Estado em relação à Receita Corrente Líquida vem caindo gradativa e substancialmente desde 1999, quando o governador Marconi Perillo assumiu o mandato.
Quando deixou o governo, em 1998, Maguito Vilela, do PMDB, deixou dívida equivalente a 3,45 vezes a receita corrente líquida para o ano seguinte. Trocando em miúdos, o que o Estado devia era 3,45 vezes mais do que arrecadava.
Em seus quatro mandatos, Marconi inverteu essa herança perversa deixada pelo PMDB e hoje a receita supera a dívida. Atualmente, a relação é de 0,99, que dizer, a Receita Corrente Líquida é maior que a Dívida Consolidada Líquida. Portanto, Marconi reduziu a dívida do Estado em 71% desde que assumiu o Governo de Goiás pela prime