sexta-feira , 10 julho 2026
GoiásImprensaNacional

Rodrigo Janot anuncia lista de políticos que serão investigados em primeiro lugar pelas propinas da Odebrecht: Daniel Vilela é o 5º na escala de prioridades

O procurador-geral da República Rodrigo Janot divulgou uma lista com os nomes dos políticos que, acusados de receber repasses da Odebrecht, segundo as delações dos ex-executivos da empreiteira, serão investigados em primeiro lugar pelo Ministério Público Federal.

Entre os que terão prioridade, o nome do deputado federal por Goiás Daniel Vilela, do PMDB, aparece em 5º lugar, segundo a planilha publicada pelo jornal Valor Econômico, de São Paulo.

Informa o Valor Econômico:

“Os inquéritos que tratam do uso de caixa 2 eleitoral serão os primeiros a serem investigados pela Procuradoria ­Geral da República (PGR) no âmbito das delações premiadas da Odebrecht. O objetivo é resolver logo esses casos, considerados mais simples, para permitir que o grupo de trabalho da Lava Jato possa dedicar tempo aos processos mais complexos, que tratam principalmente de corrupção e lavagem de dinheiro. Dos 74 inquéritos tornados públicos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, 24 tratam apenas do chamado caixa 2 “puro”. Além da menor complexidade, o recebimento de doações não contabilizadas tem prazo de prescrição menor quando comparado à corrupção e lavagem, o que explica a importância de que seja investigado primeiro, evitando que as acusações percam o objeto”.

Artigos relacionados

Goiás

Pioneiro de Aragoiânia morre após ser atacado por enxame de abelhas. Idoso levou cerca de 2 mil picadas

Perda O pioneiro de Aragoiânia, João Lázaro Vieira, de 84 anos, conhecido...

Goiás

Delegado Humberto Teófilo desiste da disputa ao Senado e anuncia pré-candidatura a deputado federal

Mudança O delegado Humberto Teófilo anunciou nas redes sociais que decidiu adiar...

Goiás

Bandidos ligados ao PCC são alvo de operação por ameaçar delegado Humberto Teófilo

Operação Bandidos ligados ao PCC foram alvos de uma nova operação em...