sexta-feira , 19 abril 2024
GoiásNacional

Presidente da Comissão de Cultura, Thiago Peixoto debate grafite e arte urbana

O deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) promoveu um debate, nesta quarta-feira (10/5), em Brasília, sobre arte urbana e grafite na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados (CCult). Entre os principais pontos destacados por artistas e especialistas, levantou-se a possibilidade de realização de um evento nacional sobre arte de rua ainda este ano em Brasília e a avaliação sobre mecanismos que possibilitem que a Lei Rouanet possa ser usada para financiar o setor de maneira mais efetiva.

Presidente da CCult, Thiago teve a ideia de trazer a arte urbana para marcar posição no colegiado, por considerá-la fundamental na realidade atual. “A arte é filha do seu tempo. E uma das expressões mais ricas de nosso tempo, sem sombra de dúvidas, é a arte urbana. Além da beleza, ela traz em si várias representações e significados. Portanto, nada mais correto do que trazermos esse tema para o debate nacional aqui no Congresso”, disse o parlamentar.
O assunto se destacou no início deste ano por conta de polêmicas relacionadas com o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), que liderou uma ação que acabou retirando dos muros da capital paulista vários painéis e murais grafitados. Recentemente, situação parecida se passou na Universidade de Brasília (UnB) por determinação da reitoria. “Ao agir assim, a UnB perdeu a oportunidade de fazer um debate importante. Deixou de ser uma universidade para ser apenas um lugar. Deixou de ser um espaço de discussões para se tornar apenas um depósito de coisas”, destacou o professor da instituição, Pedro Russi, autor do livro “Paredes que falam: as pichações como comunicações alternativas”.

Além do pesquisador, que defende pichação e grafite como expressões artísticas, também participaram da audiência pública figuras de renome nacional e internacional em arte urbana: Rui Amaral, que foi um dos curadores dos painéis da 23 de Maio, em São Paulo; Binho Ribeiro, também de São Paulo e um dos pioneiros da cultura do grafite na América Latina; Eduardo Aiog, o Carioca, curador do Beco da Codorna, espaço de Cultura ao ar livre no Centro de Goiânia; e Tomaz Viana, conhecido como Toz, responsável pelo maior grafite a céu aberto do Rio, no hotel Marina Palace, no Leblon.

Os artistas destacaram a importância do debate a nível nacional e cobraram uma ampliação dessas discussões. Na audiência pública surgiu a ideia de realizar, ainda este ano, um evento nacional para reunir representantes da arte urbana do Brasil toda. “A Comissão de Cultura pode capitanear a organização deste evento, pode atuar como facilitadora”, antecipou Thiago Peixoto. “Estamos nesse meio há bastante tempo e temos carreiras consolidadas, mas temos que abrir espaço para essa nova geração que chega com sede de se expressar”, disse Rui Amaral.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...