domingo , 8 março 2026
Goiânia

Filha do senador Caiado dá aval para a continuidade da fila da morte na saúde de Goiânia

Via decreto, o prefeito Iris Rezende suspendeu a lei que estabelece prazos para atendimento de saúde. Quem conduz o processo é a Procuradora Geral do Município, Ana Vitória Caiado. A filha do senador e médico Ronaldo Caiado não vê problema em condenar pacientes pobres à fila da morte na saúde pública.

O autor do texto que deu origem à lei, vereador Elias Vaz (PSB), classifica como irresponsável a decisão da prefeitura de se negar a cumprir prazos e metas. A lei, afirma Elias, trata da defesa da saúde pública, cuja competência municipal foi outorgada ao Município como reconhecidamente já teve oportunidade de decidir o STF.

“A nossa legislação fixa prazos e metas, portanto não há invasão de competência e o prefeito fica livre para reorganizar toda a estrutura. Agora, se o prefeito acredita que apenas o Executivo pode organizar os órgãos municipais porque não estabelece prazos e metas, ou eles acham que agendar uma consulta com oncologista para 2020 é normal?”, questiona o vereador.

Ana Vitória ainda argumenta que a lei aumenta as despesas do município, o que não é verdade. “A doença que é tratada no início é bem mais barato, além da pessoa ter mais chance de ser curada. É lógico que a doença que é descoberta em estado avançado é mais difícil e exigirá mais recursos do município. Por isso a importância de definir prazo e metas para que as pessoas sejam tratadas com dignidade. Infelizmente a saúde e o povo não são prioridade do Prefeito e nem da sua equipe de trabalho. Lamentável”, ressalta Elias.

O vereador Elias tem procurado o CAO da Saúde do Ministério Público e a comissão setorial da OAB/GO para ampliar a discussão e as ações em prol da saúde e, assim, garantir a aplicação da Lei. “Precisamos ampliar essa discussão que envolve toda a sociedade. Não adianta continuarmos com essa situação caótica na saúde e acharmos que está tudo bem. As pessoas estão morrendo nas filas. Essa situação é desumana”, conclui.

Artigos relacionados

Goiânia

Homem vai parar no xilindró após tentar tomar arma de agente da PRF na Rodoviária de Goiânia

Flagrante Um homem foi parar no xilindró na manhã desta sexta-feira (6)...

Goiânia

Sem licitação: Vereadora Kátia vai ao TCM contra contrato de R$ 22 milhões da Prefeitura de Goiânia para serviços de engenharia

Possíveis irregularidades A vereadora Kátia Maria apresentou representação ao Tribunal de Contas...

Goiânia

Policial militar morre após se envolver em acidente de trânsito em Goiânia

Perda A sargento da PM, Flávia Rosa Campos, de 49 anos, morreu...

Goiânia

Goiás violento: jovem é brutalmente agredida na saída de boate em Goiânia

Agressões Uma mulher de 29 anos foi agredida na madrugada de domingo...