sábado , 20 abril 2024
Goiânia

Jornal Opção afirma que O Popular poupa Iris e Alexandre Magalhães no caso Mutirama

Em artigo publicado no começo da tarde da última quinta-feira, o editor do jornal Opção, Euler Belém, afirma que o jornal O Popular – ou pelo menos o seu repórter Thales Dias – estão tentando livrar a barra do prefeito Iris Rezende (PMDB) e do presidente da Agência de Turismo e Lazer (Agetul), Alexandre Magalhães, na tragédia que deixou 11 feridos no Parque Mutirama.

Abaixo, a íntegra do artigo.

Adaptado de um livro do escritor americano Stephen King, o filme “Christine — O Carro Assassino”, de John Carpenter, fez sucesso. A coisa — objeto — que ganha vida, tornando-se sujeito, costuma impressionar no cinema. Porque é mais assustador, até, do que se fosse uma pessoa. Pois, a se aceitar uma reportagem de “O Popular” — “Engenheiro pode ser indiciado após parque apresentar documento”, de Thales Dias (que escreve “Twsiter” no lugar de Twister) —, a polícia de Goiás pode produzir, no inquérito “caçada ao bode expiatório”, “Mutirama — O Parque Assassino”, dirigido por… quem mesmo?

A reportagem, talvez dado seu caráter amadorístico, sugere, mais do que afirma, que os culpados pelo acidente que deixou feridos 11 pessoas, no Parque Mutirama, em Goiânia, são o engenheiro mecânico José Alfredo Rosendo Coelho e, diria Stephen King e John Carpenter, o próprio centro de lazer.

Tudo indica que, para tirar o foco do prefeito Iris Rezende e, talvez, de Alexandre Magalhães, presidente da Agência de Turismo e Lazer, a polícia irá indiciar não os “grandes responsáveis”, aqueles que se omitiram, e sim os “pequenos”, os do andar de baixo. Daí que o supervisor geral do Mutirama, Wanderley Alves Silveira — que demorou a aparecer nas reportagens do jornal —, apresentou um documento que “comprova” que o engenheiro José Alfredo era “responsável”, ainda que de maneira “voluntária”, pelo parque. O que Wanderley Alves e a polícia não conseguem explicar é: como o prefeito Iris Rezende e Alexandre Magalhães, além do próprio supervisor geral, aceitam que um não-funcionário, um voluntário, se responsabilize por um parque, sobretudo um parque apontado como “sucateado”? É um ato de responsabilidade (ou irresponsabilidade) administrativa — a manutenção de uma pessoa sem contrato legal — dos dirigentes, como Iris Rezende, Alexandre Magalhães e Wanderley Alves. A aceitação de um “funcionário” ilegal ou à beira da ilegalidade certamente será motivo para uma batalha quando o caso chegar à Justiça. O delegado Izaias Pinheiro, apontado como “extremamente capaz”, se indiciar José Alfredo, mas, se não atentar para o que se está sugerindo aqui, verá seu inquérito ser estraçalhado por advogados experientes e, mesmo, pela Justiça.

No quarto parágrafo da reportagem, “O Popular” assinala, talvez com o repórter incorporando o espírito do filme “Christine — O Carro Assassino”: “Apesar da confirmação do vínculo [frise-se que o jornal não apresenta cópia nem imagem do “documento”], o termo não possui força criminal para isentar o parque de um contrato formal ou registro em cartório, segundo o delegado”. O delegado, experimentado, percebeu que o “documento” é frágil, mas sem notar a principal razão da fragilidade: está sendo usado para tentar reduzir a responsabilidade dos principais agentes da Prefeitura de Goiânia, como Iris Rezende, Alexandre Magalhães e Wanderley Alves, na questão do acidente ocorrido no Mutirama. Já o “Pop” confere uma autonomia ao “parque”, como se fosse um ser vivo, portanto passível de responsabilidade penal. “O trabalho voluntário é legal, porém ele não isenta o parque da obrigação de possuir um engenheiro oficial que assine e reporte ao conselho sua responsabilidade”, afirma o repórter, mais uma vez, dando uma “vida” ao parque que ele evidentemente não tem e não pode ter.

Reificação

Do “Dicionário Básico de Filosofia”, de Hilton Japiassu e Danilo Marcondes: “A reificação é o último estágio da alienação do trabalhador, no sentido de que sua força de trabalho se transforma e valor de troca, escapando a seu próprio controle e tornando-se uma ‘coisa autônoma’”. De algum modo, a reportagem de “O Popular” transforma o Parque Mutirama numa “coisa autônoma”, em “Christine — O Carro Assassino”.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...