terça-feira , 23 abril 2024
Goiás

Blog desmente, uma por uma, todas as fake news que Caiado criou sobre Goiás ao melhor estilo Trump

Para confundir as pessoas e combater notícias que não são positivas para ele, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criou o seu próprio canal de notícias para falar o que quiser. É algo desta natureza que o senador Ronaldo Caiado (DEM) está bem perto de fazer em Goiás.

Caiado transformou a própria página no Facebook em uma agência de Fake News para vender a ideia de que o Estado está arrasado. Quem acompanha de forma inocente as postagens do senador fica com a impressão de que Goiás está virado de cabeça para baixo – um argumento que não resiste à mais superficial das análises.

CONTAS PÚBLICAS
O senador afirma, por exemplo, que as contas públicas do Estado estão comprometidas. Faça você mesmo o teste: procure no Google o último levantamento sobre geração de empregos no País, feito pelo Ministério do Trabalho. O leitor verá que Goiás lidera o ranking de geração de novos postos de trabalho no Brasil. É o estado que tem a nona economia do País e um PIB de R$ 165 bilhões. Bancarrota? Como assim? Contra números, não há argumentos.

GOIÁS NA FRENTE
O senador diz também que o governador mobiliza quatro ou cinco aviões do Estado para participar dos eventos do Goiás na Frente no interior. Ora, há milhares de testemunhas que podem atestar o contrário. O governador viaja de carro entre os municípios. É por isso, inclusive, que ele escolhe cidades próximas umas das outras para percorrer no mesmo dia. A prova está nas redes sociais do governador Marconi Perillo (PSDB): vídeos diários em que ele aparece viajando de carro (ao contrário do que faz o próprio Caiado, aliás).

SEGURANÇA PÚBLICA
O senador também é desonesto quando fala em  Segurança Pública. Primeiro, porque desmerece o trabalho das polícias Civil e Militar. Segundo, porque inventa estatísticas. As fake news de Caiado não informam que haverá o chamamento de 2,5 mil policiais no dia seis de setembro.

Também não informam o que está no jornal O Estado de S. Paulo do dia 21 de agosto: Goiás é 7º estado do País onde houve maior redução do número de homicídios no primeiro semestre do ano: recuo de 11,24%. O Estadão diz que o Brasil totalizou 28,2 mil assassinatos entre janeiro e julho deste ano, ou seja, os homicídios tiveram crescimento de 6,79% em relação ao ano passado. Goiás, por outro lado, diz a matéria, apresentou queda de 11,24% no mesmo período.

Cuidado com as fake news, amigo leitor. E cuidado com salvadores da pátria.