segunda-feira , 25 novembro 2024
Goiás

Site nacional diz que Marconi tem apoio de Aécio, Doria e Alckmin para presidir PSDB

O GBrasil informa, nesta sexta-feira, que o governador Marconi Perillo tem o apoio do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do prefeito de São Paulo, João Doria, e do senador Aécio Neves (MG) para ser ungido presidente nacional do PSDB. A escolha acontece em dezembro. “Marconi só não será eleito se não quiser”, diz o site.

Confira o texto na íntegra:

O governador de Goiás, Marconi Perillo, que alimenta o sonho de ser Presidente da República, está perto de dar um passo importante para a realização do seu projeto político. Ele é o favorito para assumir o comando do diretório nacional do PSDB, posição que deve alçá-lo, em definitivo, à condição de protagonista na conjuntura do País.

Marconi só não será investido na função de presidente do PSDB se não quiser. Ele já conta com o apoio dos três nomes mais importantes da legenda: o senador Aécio Neves; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; e o prefeito de São Paulo, João Doria. É provável que deste triunvirato saia o presidenciável tucano em 2018. Como presidente do PSDB, Marconi conduzirá o processo de escolha.

O fato de ter sido escolhido por Aécio, Alckmin e Doria como mediador do debate que hoje movimenta o partido diz muito sobre a reputação que o governador de Goiás construiu, que é a de um político com credibilidade e ponderado. Além de ser um aliado leal, que sempre manteve posições francas e que é companheiro.

Mas não foi só a amizade com Aécio, Alckmin e Doria que colocou Marconi na posição-chave que hoje ocupa no PSDB. Ele tem quatro mandatos de governador e tirou Goiás de uma situação de atraso feudal em que se encontrava antes de 1998. Transformou-se numa das principais vitrines do tucanato.

Marconi acabou com o assistencialismo barato que existia no Estado e fundou as bases dos programas sociais modernos, que inclusive serviram de modelo para Bolsa Família, do ex-presidente Lula. Revolucionou a prestação de serviços, com o Vapt Vupt, elevou os hospitais públicos de Goiás a um padrão de excelência até hoje único no Brasil e investiu em infraestrutura como nenhum outro governador antes dele, fazendo com que o PIB do Estado chegasse aos atuais R$ 165 bilhões. Goiás hoje tem a nona economia do País.

Vale ressaltar também que Marconi lidera o Fórum de Governadores do Brasil Central, grupo de líderes de sete Estados, dos mais variados matizes ideológicos (Flávio Dino, do PCdoB do Maranhão, é o maior exemplo), mas que não divergem ao reconhecer o poder de trabalho e de articulação do tucano.

A escolha do próximo presidente do PSDB acontece em dezembro. Mas Marconi rechaça a hipótese de assumir o diretório nacional do partido antes de abril, mês em que se desincompatibiliza do governo e cede a cadeira de chefe do Executivo para o vice, José Eliton. Isto, no entanto não o impede de conduzir o debate entre alckmistas, aecistas e doristas nos bastidores. Algo que, aliás, já está fazendo há algum tempo.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....