O governador em exercício, José Vitti, recebeu a missão do governador Marconi Perillo de vistoriar a Estação de Tratamento de Água (ETA) Mauro Borges, que inicia o funcionamento neste sábado, 9/9, para incrementar o abastecimento de água em Goiânia. Acompanhado pelo presidente da Saneago, Jalles Fontoura, Vitti percorreu hoje as instalações da nova ETA, cuja inauguração estava prevista para ocorrer no próximo dia 19. A antecipação foi determinada para atender ao déficit no abastecimento causado pelo longo período de estiagem.
Vitti vistoriou o laboratório da ETA, onde é medida a qualidade da água bruta captada e também de todas as fases do processo de potabilidade da água. Em seguida, foi levado para conhecer os tanques com várias fases de tratamento, cuja tecnologia de retroalimentação da água utilizada nos processos, reduziu perdas de água a praticamente zero. Aliado à tecnologia de bombeamento, sem dispêndio de energia elétrica, os processos utilizados pela Saneago foram reconhecidos nacionalmente com dois prêmios pela inovação aplicada.
“É uma obra muito grande, referência de engenharia. É um investimento grandioso, uma das maiores obras do Estado”, afirmou José Vitti, que mais cedo comandou reunião no Palácio Pedro Ludovico Teixeira com o presidente Jalles Fontoura e com diretores da Saneago para discutir ações para amenizar os impactos da estiagem na Grande Goiânia.
De acordo com Vitti, o funcionamento da ETA deve normalizar em breve o abastecimento na Capital. Fato que, segundo ele, não diminui a responsabilidade da sociedade em relação ao consumo consciente dos recursos hídricos. “É uma mudança de postura de nós, cidadãos, mudança de postura daqueles que trabalham no agronegócio. Já conversamos tanto na Secima, quanto na Delegacia do Meio Ambiente para que possamos ter ações fiscalizatórias mais efetivas e que gerassem resultados”, ressaltou.