quarta-feira , 24 abril 2024
Goiânia

“Guerra de vetos” retrata mau momento da relação entre Iris e Câmara de Vereadores

O prefeito Iris Rezende (PMDB) já vetou 42 projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal em 2017, de acordo com levantamento publicado pelo jornal O Popular. O número equivale a 16% de tudo que os vereadores aprovaram na Casa.

O número é considerado alto e reflete o mau momento na relação entre os poderes Executivo e Legislativo na Capital. Vereadores acusam Iris se ser negligente no trato dispensado a eles e de não dialogar com a Casa. As evidências corroboram a acusação: pela primeira vez, um prefeito passou os primeiros nove meses de mandato sem um líder na Câmara, o que é inédito e é visto por alguns como menosprezo.

O protocolo jurídico dá à Câmara a última palavra nestas discussões. Ou seja: é o plenário quem decide se o veto do prefeito a determinada matéria permanecerá ou não. Vários já caíram em demonstração de força dos vereadores ao Paço Municipal, mas o embate mais importante do ano ainda está por vir: o veto de Iris a projeto de Elias Vaz (PSB) que proíbe o aumento de IPTU e ITU a taxas maiores do que a inflação em Goiânia.

No caso do iPTU contínuo, Iris promete não deixar a discussão se exaurir na análise do seu veto e diz que, se ele for derrubado, levará o assunto às Cortes de Justiça. Nos bastidores o prefeito reclamam que os vereadores estão usando a receita da cidade para ameaçá-lo e mandar recados.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...