sexta-feira , 29 março 2024
EleiçõesGoiâniaGoiás

Site nacional diz que Caiado prepara filha, Anna Vitória, para sucedê-lo na política

Reportagem publicada pelo site nacional GBrasil afirma que o senador Ronaldo Caiado (DEM) está talhando a filha, advogada Anna Vitória Caiado, para herdar o seu espólio eleitoral nos próximos anos. Anna Vitória participou, na semana passada, de evento para discutir a participação da mulher na política em Bogotá, na Colômbia.

Confira a reportagem (clique aqui para acessar o site). 

Caiado prepara filha para sucedê-lo na política

A mais antiga oligarquia política de Goiás prepara-se para sucessão familiar. Anna Vitória Caiado, filha do senador Ronaldo Caiado (DEM), não só se acomodou na cadeira de procuradora-geral do Município em Goiânia, administrada pelo aliado Iris Rezende (PMDB), como também começou a frequentar eventos em que se discute política. São os primeiros passos para herdar o espólio eleitoral do pai. 

Na semana passada, por exemplo, Anna Vitória representou o Brasil no Congresso da Unión de Partidos Latino-americanos em Bogotá, na Colômbia. O debate foi sobre participação feminina na política. Em Goiânia, a procuradora tem tido uma atuação com viés muito mais político do que técnico, encarregando-se de encontrar brechas legais para justificar decisões ou vontades do seu chefe Iris. 

Foi assim, por exemplo, quando ela coordenou o malabarismo jurídico para justificar a decisão do prefeito de não seguir a lei, aprovada na Câmara, que estabelecia prazos para oferta de serviços na rede municipal de Saúde. O mesmo aconteceu quando a prefeitura foi questionada a respeito do cumprimento da lei que proíbe a nomeação de dirigentes partidários na administração pública (Iris emprega seis).  

TRADIÇÃO
Ronaldo e sua filha Anna Vitória representam uma oligarquia que manda em Goiás desde o século XIX. É a mais antiga de Goiás e uma das mais enraizadas do Senado. Mas o que poucos sabem é que ela nasceu como coadjuvante de uma outra oligarquia, que ja desapareceu há muito tempo: os Bulhões.

Antônio José Caiado, um dos ancestrais do Ronaldo que conhecemos, iniciou-se na política como braço direito do ex-ministro Leopoldo de Bulhões. Leopoldo buscou o seu apoio porque, já naquela época, os Caiado eram ricos por terem sido uma das primeiras famílias a ocupar terras no Estado. A aliança com os Bulhões naturalmente os deixou muito mais ricos.

O rompimento entre as duas oligarquias aconteceu já no ocaso político de Leopoldo, que se negava a dividir o poder com Antônio. O neto dele, Totó Caiado, foi o principal partidário do rompimento (segundo informações que constam no livro A Saga de uma Oligarquia: Os Bulhões). A partir daí, o caiadismo ganhou vida própria. Totó, avô de Ronaldo, foi deputado federal e senador.

Veja o histórico de mandatos políticos exercidos pela família Caiado:

ANTÔNIO JOSÉ CAIADO
Presidente de Goiás de 1883 a 1884. de 1892 a 1893 e em 1895, e ainda senador de 1896 a 1899.

TORQUATO RAMOS CAIADO
Filho de Antônio José. Senador estadual de 1905 a 1908.

ANTÔNIO RAMOS CAIADO (TOTÓ)
Neto de Antônio José, filho de Torquato, irmão de Diva, Brasil, Leão e Arnulfo. Deputado estadual, deputado federal, senador, conselheiro municipal da cidade de Goiás. Em março de 1904 e, novamente, em junho de 1908, foi nomeado secretário do Interior, Justiça e Segurança Pública do estado. Liderou a famosa Coluna Caiado, criada para resistir à entrada da Coluna Prestes em Goiás (apesar do mito criado, o combate entre estes dois grupos nunca existiu de fato).

DIVA FAGUNDES CAIADO
Filha de Torquato, irmã de Totó, casou-se com Eugênio Jardim, presidente de Goiás de 1921 a 1923 e senador de 1924 a 1926.

BRASIL RAMOS CAIADO
Neto de Antônio José, irmão de Totó. Presidente de Goiás de 1925 a 1929.

LEÃO DI RAMOS CAIADO
Neto de Antônio José, irmão de Totó. Senador estadual de 1925 a 1928 e novamente de 1929 a 1930

ARNULFO RAMOS CAIADO
Neto de Antônio José, irmão de Totó. Deputado estadual de 1912 a 1924.

EMIVAL CAIADO
Filho de Totó, deputado federal de 1955 a 1971 e senador de 1971 a 1974.

ECIVAL CAIADO
Deputado federal de 1975 a 1979.

RONALDO CAIADO
Sobrinho de Emival e Ecival, filho de Edenval (que apesar de nunca ter disputado eleição, teve atuação política de relevo). Deputado federal de 1991 a 1995, depois a partir de 1999, em sucessivas legislaturas. Senador desde 2014.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...