sábado , 20 abril 2024
Goiás

Opção debocha de Nelto: se crê que Dona Iris vai respeitá-lo, acredita também em fadas

Se pensa que a primeira-dama de Goiânia, Dona Iris (PMDB), vai respeitar os termos do fair play na disputa por bases eleitorais do partido para eleição de deputado federal em 2018, é porque José Nelto (PMDB) também acredita em fadas. Quem fez este deboche básico foi o Jornal Opção.

Confira a nota. 

José Nelto é um dos mais aguerridos deputados estaduais do PMDB. Trata-se de um político espertíssimo. Mas, se acredita que Iris Araújo vai deixar de invadir seus “redutos” eleitorais, só porque divulgou o problema que está ocorrendo, está perdendo parte de sua argúcia política.

Há uma característica que é peculiar às disputas proporcionais: o principal adversário não está num partido adversário; ele é interno. Em 2014, Daniel Vilela e Pedro Chaves foram eleitos deputados federais e, em consequência, deixaram Iris Araújo sem mandato. Os três são do PMDB. Em 2018, a tendência é que o PMDB eleja no máximo um ou dois deputados federais. Se eleger dois, é praticamente certo que serão Iris Araújo e José Nelto — os pré-candidatos que mais estão trabalhando.

Entretanto, se o PMDB eleger apenas um deputado, não resta a menor dúvida de que será Iris Araújo, dada a estrutura que o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, está montando para bancá-la. Assim, José Nelto ficará de fora da Câmara dos Deputados.

Para se eleger, depois de ter perdido bisonhamente em 2014, Iris Araújo vai jogar, já está jogando, pesado. Doa em quem doer. A ex-deputada sabe que o inimigo — José Nelto — mora ao lado. Por isso, vai fazer tudo, até o impossível, para deixá-lo para trás. É o adversário — talvez o único —  a ser batido. Para piorar as coisas, os votos dados em José Nelto possivelmente contribuirão para elegê-la.