sexta-feira , 29 março 2024
Nacional

Datafolha: Para 54% dos brasileiros, Lula tem de ir para cadeia por corrupção

Provas e indícios de corrupção já reunidos pela Justiça são suficientes para levar à prisão o ex-presidente Lula, de acordo a opinião de 54% dos brasileiros. É o que revelam os novos dados da pesquisa Datafolha – realizada nos dia 27 e 28 de setembro – divulgados nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S. Paulo.

Por outro lado, 40% afirmam que não há motivos para detenção do ex-presidente, que governou o País entre 2003 e 2010. Não opinaram ou não quiseram responder 5% dos entrevistados. Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por ter recebido um triplex no Guarujá como propina da empreiteira OAS.

A condenação foi determinada pelo juiz federal Sergio Moro. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) entende que ele só pode ser preso caso a sentença seja confirmada pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da Quarta Região, sediado em Porto Alegre.

O apoio à prisão do ex-presidente cresce conforme aumenta o grau de instrução (69% entre os que têm nível superior e 37% entre os com nível fundamental) e a renda mensal (chega a 76% no grupo mais rico e a 42% no mais pobre) do entrevistado.

Também é maior nas regiões Sul (61%) e Sudeste (65%) que na Nordeste (34%), onde os índices de popularidade do petista são mais altos. De forma geral, no entanto, predomina em todos os grupos a opinião de que o petista não será preso ao fim das investigações (66% no total).

Artigos relacionados