Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia

sábado , 10 outubro 2026
GoiásNacional

Thiago Peixoto defende mais incentivos ao cinema goiano e representantes do estado no debate sobre cultura nacional

O deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) quer que o cinema e o todo o setor de audiovisual de Goiás e do Centro-Oeste tenham condições de ganhar ainda mais relevância nacional e internacional. Falando a produtores no Goiânia Mostra Curtas neste sábado (07/10), o presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados garantiu que vai trabalhar neste sentido. Ele destacou que ainda este ano será realizado um seminário na capital goiana para tratar sobre o tema.

O goiano tem conversado bastante sobre o tema com o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que, inclusive, esteve recentemente em audiência pública na Câmara dos Deputados para tratar justamente sobre a Lei do Audiovisual. “O ministro é da área e é profundo conhecedor do cinema e do audiovisual nacional. Eu comentei com ele sobre minha intenção de fazer esse seminário em Goiás. Nos próximos dias vou me encontrar com o ministro e oficializarei o convite para que ele venha a Goiânia participar conosco”, disse Thiago.

O atual secretário nacional de Audiovisual do MinC, João Batista da Silva, também participou do encontro ontem pela manhã no Papillon Hotel com produtores e diretores que estão presentes no Goiânia Mostra Curtas. Ele foi radicado em Goiás durante muito tempo e ainda mantém laços com a terra. “Tenho conversado bastante com algumas pessoas ligadas ao audiovisual goiano e defendo que precisamos aproveitar esse momento em que tantas pessoas ligadas a Goiás ocupam lugares de relevância na Cultura nacional”, disse Thiago Peixoto.

O deputado goiano acredita que é possível organizar um movimento estratégico para colocar o audiovisual goiano e do Centro-Oeste em destaque nacional e internacional. “Precisamos estar atentos a isso. O cinema tem uma grande importância cultural, é claro, mas também temos que pensar do ponto de vista econômico, pois as duas coisas estão ligadas. Podemos usar como referência Hollywood, que usou todo o seu soft power para colocar a cultura dos Estados Unidos em dominância mundial e, de quebra, ainda é uma indústria multi-bilionária”, acrescentou.

Thiago Peixoto defendeu ainda que o cinema regional tenha mais incentivo. “Quando a gente fala em incentivo, muitas pessoas criticam e não entendem que eles podem vir por meio de isenções de alguns impostos e mesmo por meio de dedução do Imposto de Renda. A própria Lei do Audiovisual é prova disso. Existem muitos mecanismos que podem ser mais aproveitados e até melhorados”, acrescentou o parlamentar. O encontro da manhã deste sábado foi organizado pelo produtor Pedro Novaes (da GoFilmes) e pela diretora-geral do Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.

Artigos relacionados

Goiás

Descarte irregular deixa água de ribeirão roxa em Catalão. Empresa já foi identificada e será autuada

Meio ambiente O descarte irregular de um produto com coloração roxo-avermelhada mudou...

Goiás

Fátima Gavioli reassume Secretaria de Educação após perder eleições para deputada

Voltou Após perder a disputa para deputada federal, Fátima Gavioli reassumiu a...

Goiás

Pacientes denunciam espera de até 12 horas por atendimento no Araújo Jorge

Denúncia Pacientes e acompanhantes de pacidentes do Hospital Araújo Jorge, em Goiânia,...

Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia