sábado , 18 janeiro 2025
Goiás

Manoel Xavier: Goiás é o primeiro com CNH-e por ser avançado em tecnologia

No lançamento oficial da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e), nesta terça-feira (10), em Brasília, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Manoel Xavier Ferreira Filho, disse que o pioneirismo da autarquia na área de tecnologia foi decisivo para convencer o governo federal a escolher Goiás como Estado piloto para início do projeto.

“Goiás foi escolhido por estar mais avançado na era digital”, afirmou Manoel Xavier. O presidente aproveitou a ocasião para anunciar que a CNH Digital será repassada ao cidadão por apenas R$ 10. “À medida que a informatização avançar, eliminaremos custos que podem ser considerados supérfluos. O governador Marconi Perillo estabeleceu o preço da carteira digital a R$ 10, um terço do valor da carteira física.”

Presente na solenidade de lançamento, Marconi ressaltou que a CNH-e traz maior mobilidade, praticidade e comodidade aos motoristas goianos. A partir de fevereiro de 2018, a novidade estará disponível a todos os condutores de veículos brasileiros. “A modernização da infraestrutura de atendimento do Detran de nosso Estado é uma prioridade para a administração, demonstrando compromisso com a eficiência e com a transparência dos procedimentos”, afirmou Marconi.

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, elogiou o alto grau de organização e de práticas tecnológicas avançadas em utilização no Detran-GO. “Me perguntam porque escolhemos Goiás para lançar este programa. Eu poderia dizer que seria pela facilidade da localização geográfica de Goiás, o que nos daria mais facilidade na preparação de todo o processo. Mas não, é dado à eficiência que o Denatran enxerga no Detran de Goiás”, afirmou.

CNH-e
A CNH-e tem o mesmo valor jurídico da versão impressa da carteira de motorista. Sua adoção facilitará o dia-a-dia dos brasileiros. O cidadão poderá utilizar o smartphone para se identificar em qualquer ponto do País. Para garantir acesso ao novo documento, o Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal, desenvolveu um aplicativo (app) específico para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O sistema está disponível para os principais sistemas operacionais.

Pelo smartphone, o usuário poderá apresentar as informações da carteira de motorista impressa, inclusive foto e QR Code (um código de barras em duas dimensões que dá acesso rápido às informações do condutor e evita fraudes). Uma das principais vantagens da CNH-e é a segurança, já que o documento eletrônico armazena dados em QR Code, dentro de um sistema criptografado de acesso às informações.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...