sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Proeza de Iris: decreto que regulamenta aplicativos desagradou tanto Uber, quanto taxistas (sem falar da Câmara)

Ninguém – absolutamente ninguém – ficou satisfeito com a decisão do prefeito Iris Rezende (PMDB) de regulamentar o funcionamento dos aplicativos de transporte individual em Goiânia e com os termos do decreto. De acordo com o site Diário de Goiás, tanto motoristas de Uber, quanto taxistas estão irritados com o Paço Municipal.

Sem falar da Câmara de Vereadores, que não engole o fato de ter tido excluída do debate.

“Os motoristas particulares entendem a importância da regulamentação, mas muitos não querem pelos vários pontos de insatisfação com o decreto”, disse Rodrigo Fernando de Jesus, vice-presidente da Cooperativa de Motoristas Particulares de Goiás (Coompago), em debate promovido nesta quarta-feira pela Rádio 730.

Rodrigo afirma que os motoristas que ele representa tem várias ressalvas ao decreto, mas o cerne está no fato de a regulamentação valer apenas para Goiânia, e não na região Metropolitana, o que os torna irregulares em municípios do entorno.

“É muito importante a regulamentação, mas ela tinha que atender também ao motorista. Todas as cidades da grande região tinham que assinar o decreto, isso fortaleceria todo o transporte. Outro ponto é o prazo de regulamentação do motorista, não dá para fazer tudo em 60 dias”, afirmou o vice-presidente do Coompago.

Rodrigo afirma que foi consultado, mas que suas sugestões não foram acatadas. Entre elas, a que previa valor de R$ 0,10 por corrida – e não por quilômetro, como estabeleceu a Prefeitura.

“O melhor a fazer seria um novo decreto, um novo projeto, e não a extinção desse. São 14 mil motoristas cadastrados, cerca de 8 mil ativos, mas muitos deles devem ficar na margem, não vão querer de adequar”, conclui.

TAXISTAS
O representante do Sindicato dos Permissionários de Táxi de Goiânia, Hugo Nascimento, também não ficou satisfeito com o decreto. Segundo ele, a categoria dos taxistas sempre foi favorável a regulamentação, mas o documento deixou a desejar.

“O decreto foi feito com base no jargão da preocupação com o usuário, no entanto, não traz nem a exigência de vistoria dos veículos”, afirmou ele.

De acordo com Hugo Nascimento, ele também participou das discussões, mas o decreto, em sua forma final, não foi divulgado para as categorias. Porém, o representante dos taxistas diz que há um sentimento de justiça com a regulamentação.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...