terça-feira , 23 abril 2024
Goiás

Redes sociais: Daniel foi o que mais seguidores perdeu, Thiago Peixoto, o que mais ganhou, diz ranking publicado pelo DM

Ranking sobre redes sociais publicado na edição desta segunda-feira pelo Diário da Manhã mostra que o deputado Daniel Vilela foi o que mais seguidores perdeu, seguido de Alexandre Baldy, dentre os 17 parlamentares de Goiás.

Em relação ao último levantamento, publicado em maio, Thiago Peixoto, proporcionalmente foi o que mais ganhou seguidores.

Veja a matéria:

REDES SOCIAIS

Delegado Waldir e Thiago Peixoto são os deputados goianos mais influentes

– No período de análise, apenas Thiago e Marcos Abrão ganharam seguidores

– Deputados que mais perderam seguidores foram Waldir, Baldy e Daniel Vilela

Delegado Waldir (PR) e Thiago Peixoto (PSD) são os dois deputados federais goianos mais influentes nas redes sociais, de acordo com estudo realizado pela Eureka Comunicação entre os dias três de outubro e três de novembro de 2017. O levantamento analisou as plataformas Facebook e Twitter com o suporte de três ferramentas: Scup, Tweet Rank e Socialbakers Analytics. Thiago e Waldir alcançaram 22 pontos no quesito “influência” (que pode variar de três a 33). O terceiro colocado, Marcos Abrão (PPS), aparece com 19.

Apesar de terem obtido a mesma pontuação no quesito influência, Waldir ficou na primeira colocação porque os critérios de desempate são, pela ordem: a nota alcançada no item “alcance”; a nota registrada em “interações”; e, por fim, em “engajamento”. Tanto o Delegado quanto Thiago Peixoto empataram também no alcance (sete), mas o parlamentar do PR superou o do PSD em interações (nove a oito).

O quesito “influência” resulta da soma de três notas: interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets), Alcance (interações divididas pelo número seguidores e fãs durante o período analisado) e Engajamento (interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado). Nos casos de perfis que não mantêm conta no Twitter ou no Facebook – ou que não tiveram atualizações durante o período analisado – foram consideradas apenas as notas auditadas no perfil ativo. Nos casos de perfis que não tiveram atualizações em nenhuma das plataformas, foram consideradas as notas mínimas.

Durante o período de análise, apenas dois deputados ganharam seguidores, Thiago, que cresceu 7%; e Marcos Abrão, que cresceu 0,5%. Em números totais, os deputados que mais perderam seguidores foram Waldir, Alexandre Baldy (Podemos), Daniel Vilela (PMDB) e Flávia Morais (PDT), respectivamente. Em números proporcionais (média entre o número de seguidores e o número de perdas de cada perfil), Daniel foi o que mais perdeu, seguido por Baldy.

Em relação ao último levantamento, publicado em maio, Thiago foi o que mais ganhou seguidores, proporcionalmente: um aumento de 95%. E Jovair Arantes (PTB) o que mais perdeu, 5%.

DESEMPENHO
Waldir, o líder do ranking, registrou notas nove em interações; sete em alcance e seis em engajamento. A soma dá 22 pontos em influência. Thiago Peixoto cravou oito, sete e sete, respectivamente, o que também dá 22. Marcos Abrão, o terceiro colocado, ficou com sete, cinco e sete. A soma destes índices resulta em 19 pontos de influência.

A quarta colocação é de Baldy, que ficou à frente de João Campos (PRB) apenas por causa dos critérios de desempate. Baldy ficou com índice seis em interações; cinco em alcance e sete em engajamento, totalizando influência 18. O deputado do PRB, um dos líderes do segmento evangélico na Câmara, registrou seis pontos em interação, quatro em alcance e oito em engajamento.

O bloco intermediário tem os deputados Daniel Vilela (17 em influência), o petista Rubens Otoni (também 17), Flávia Morais (16), Fábio Sousa (15), Giuseppe Vecci (14), Lucas Vergílio (13), Heuler Cruvinel (11), o pré-candidato do PMDB ao Senado Pedro Chaves (10) e Magda Mofatto (8).

Os três últimos colocados alcançaram nota mínima em pelo menos um dos quesitos que são somados para se chegar à influência. O décimo quinto deputado da lista é Célio Silveira (PSDB), que anotou índice dois em interações, um em alcance e cinco em engajamento, totalizando oito em influência. O décimo sexto é Roberto Balestra (PP), com dois, um e três, respectivamente (influência seis). O último colocado, que inclusive fez um bom trabalho em redes sociais quando foi candidato a prefeito de Goiânia, é Jovair, que hoje tem notas dois, um e um (influência quatro).

QUADRO
Ranking dos deputados federais mais influentes de Goiás


Delegado Waldir (PR)
Interações = 9
Alcance = 7
Engajamento = 6
INFLUÊNCIA = 22


Thiago Peixoto (PSD)
Interações = 8
Alcance = 7
Engajamento = 7
INFLUÊNCIA = 22


Marcos Abrão (PPS)
Interações = 7
Alcance = 5
Engajamento = 7
INFLUÊNCIA = 19


Alexandre Baldy (Podemos)
Interações = 6
Alcance = 5
Engajamento = 7
INFLUÊNCIA = 18


João Campos (PRB)
Interações = 6
Alcance = 4
Engajamento = 8
INFLUÊNCIA = 18


Daniel Vilela (PMDB)
Interações = 6
Alcance = 5
Engajamento = 6
INFLUÊNCIA = 17


Rubens Otoni (PT)
Interações = 5
Alcance = 4
Engajamento = 8
INFLUÊNCIA = 17


Flávia Morais (PDT)
Interações = 6
Alcance = 5
Engajamento = 5
INFLUÊNCIA = 16


Fábio Sousa (PSDB)
Interações = 5
Alcance = 4
Engajamento = 6
INFLUÊNCIA = 15

10°
Giuseppe Vecci (PSDB)
Interações = 4
Alcance = 3
Engajamento = 7
INFLUÊNCIA = 14

11°
Lucas Vergilio (SD)
Interações = 4
Alcance = 3
Engajamento = 6
INFLUÊNCIA = 13

12°
Heuler Cruvinel (PSD)
Interações = 4
Alcance = 3
Engajamento = 4
INFLUÊNCIA = 11

13°
Pedro Chaves (PMDB)
Interações = 4
Alcance = 3
Engajamento = 3
INFLUÊNCIA = 10

14ª
Magda Mofatto (PR)
Interações = 3
Alcance = 2
Engajamento = 3
INFLUÊNCIA = 8

15°
Célio Silveira (PSDB)
Interações = 2
Alcance = 1
Engajamento = 5
INFLUÊNCIA = 8

16°
Roberto Balestra (PP)
Interações = 2
Alcance = 1
Engajamento = 3
INFLUÊNCIA = 6

17°
Jovair Arantes (PTB)
Interações = 2
Alcance = 1
Engajamento = 1
INFLUÊNCIA = 4

[vejatambem artigos=” 66515,66513 “]