sábado , 20 abril 2024
Goiás

Projeto de Vitti aproxima Assembleia e universidades: estudantes acompanham rotina parlamentar

O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), implementa projeto para aproximar o Parlamento goiano do ambiente acadêmico. O projeto Politizar será realizado entre os próximos dias 7 e 11 de novembro em parceria com Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudantes de diversas universidades do Estado estão inscritos para participar da iniciativa.

O projeto Politizar simula o cotidiano parlamentar do Legislativo. Nele, os acadêmicos atuam como deputados estaduais (41 vagas), assessores de deputados (41 vagas) e jornalistas (5 vagas). A partir de treinamentos e simulações de sessões legislativas, os universitários têm acesso a rotinas da Assembleia, compreendendo o trabalho parlamentar.

“Este é mais um projeto que visa aproximar os cidadãos da Assembleia, além de ser um exercício de cidadania e aprendizado para os jovens, que diretamente também estarão contribuindo com o Parlamento goiano, fazendo sugestões de projetos e debatendo assuntos que estão discussão na Casa”, observou Vitti.

Os 41 estudantes que simularão as funções dos parlamentares da Alego serão divididos nos seguintes partidos: PSDB (11), PMDB (10), PT (6), PTB (6), DEM (4), PCdoB (3). As siglas foram escolhidas com o objetivo de se manter a fidelidade e representatividade partidária na simulação.