sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Crise da Saúde municipal não tem fim. Iris e Fátima Mrué acham que está tudo bem, mas 70 médicos devem pedir demissão da Prefeitura

A edição online do Jornal Opção informa no finam deste tarde que cerca de 70 médicos estudam pedir demissão da Prefeitura, alegando falta de pagamentos, e condições e trabalho.

É a crise da Saúde municipal cada vez mais grave. Mas Iris e Fátima Mrué acham que está tudo bem.

Mas não está, de maneira alguma.

Leia a nota do Jornal Opção:

Sem receber, médicos pedem demissão e crise na Saúde de Goiânia se amplia

A crise instalada na Saúde de Goiânia não só parece estar longe de ter fim, como também deve piorar a partir dos próximos dias. Isso porque médicos credenciados à rede municipal têm optado por descontinuar os contratos com a gestão do prefeito Iris Rezende (PMDB). Conforme apurado, ao menos dez profissionais já teriam resolvido aderir à debandada. Um médico ouvido pela reportagem diz que o número é maior e já atinge mais de 70 profissionais.

Um dos principais motivos apontados pela categoria é a falta de pagamento por parte da secretaria. Os salários referentes ao mês de setembro, com vencimento no último dia 31 de outubro, ainda não teriam sido efetuados pela administração e os profissionais não estariam dispostos a tolerar qualquer tipo de atraso.

As péssimas condições de trabalho vivenciadas nas unidades de saúde do município também fazem parte das reivindicações dos médicos. “Quem tem a mínima condição está saindo, porque não suporta a falta de medicação e de condições mínimas de trabalho. Pacientes estão morrendo nas nossas mãos e a gente não pode fazer nada”, desabafou à reportagem um dos médicos credenciados à rede, que preferiu reduzir a carga horária pela metade, deixando de atender em uma das unidades de saúde onde trabalhava.

Além dos atrasos salariais recorrentes e das condições de trabalho, recentes visitas, sem aviso prévio, de vereadores da capital a unidades de saúde teriam acirrado os ânimos e contribuído para os pedidos de exoneração. Desde a última semana, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) instalada na Câmara de Goiânia para investigar problemas na saúde pública da capital tem frequentado centros de saúde para fiscalizar o atendimento à população.

Alvo de visita surpresa da CEI na última semana, o Ciams Novo Horizonte é uma das unidades que mais deve sofrer com a baixa de profissionais. A urgência da unidade foi reaberta recentemente para suprir a demanda do Ciams do Jardim América, fechado para reforma pela gestão Iris. No local, os vereadores constataram a ausência de três médicos escalados para o plantão de emergência e vários pacientes sem atendimento.

Segundo relatou à reportagem um dos médicos que prestavam atendimento no Ciams Novo Horizonte, a unidade, na teoria, funciona com escala diária de seis médicos, sendo que três atendem durante o dia e três no período noturno.

Até onde se sabe, ao menos cinco médicos já teriam desistido de trabalhar na unidade, que, conforme constatado por vereadores, já enfrenta situação caótica.

O Jornal Opção enviou à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) uma série de questionamentos quanto à debandada dos médicos credenciados e demais questões abordadas pela reportagem, mas, até a publicação desta matéria, não houve retorno por parte da pasta.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...