sexta-feira , 29 março 2024
GoiásNacional

Proibição de aborto até em caso de estupro tem dedo do goiano João Campos

Texto publicado no site GBrasil (clique aqui para acessar)

O deputado federal goiano João Campos (PRB) foi um dos articuladores da aprovação do destaque que proíbe a realização de aborto no Brasil até em casos de estupro. O destaque foi incluído em uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que versa sobre a ampliação de licença maternidade em caso de bebê prematuro.

Incluir a proibição de todas as formas de aborto na proposta foi uma decisão do deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), relator da Comissão Especial da Câmara que discute a questão da licença maternidade. Ao comentar a sua manobra, Mudalen disse que o princípio da dignidade da pessoa humana e a garantia de inviolabilidade do direito à vida, ambos já previstos na Constituição, deverão ser respeitados desde a concepção – ou seja, do momento em que o óvulo é fecundado pelo espermatozoide –, e não apenas após o nascimento. “Isso significa que nós somos favoráveis à vida”, disse.

O deputado João Campos, que é um dos líderes da bancada evangélica na Câmara, acusou de “intolerância religiosa” aqueles que são contrários ao parecer de Mudalen.

Atualmente, o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) não considera crime o aborto praticado nos casos em que a gestação decorre de estupro ou põe em risco a vida da mulher. Em abril de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que não é crime a interrupção da gravidez quando o feto apresentar má formação do cérebro (anencefalia).

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...