quinta-feira , 9 julho 2026
GoiásNacional

Proibição de aborto até em caso de estupro tem dedo do goiano João Campos

Texto publicado no site GBrasil (clique aqui para acessar)

O deputado federal goiano João Campos (PRB) foi um dos articuladores da aprovação do destaque que proíbe a realização de aborto no Brasil até em casos de estupro. O destaque foi incluído em uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que versa sobre a ampliação de licença maternidade em caso de bebê prematuro.

Incluir a proibição de todas as formas de aborto na proposta foi uma decisão do deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), relator da Comissão Especial da Câmara que discute a questão da licença maternidade. Ao comentar a sua manobra, Mudalen disse que o princípio da dignidade da pessoa humana e a garantia de inviolabilidade do direito à vida, ambos já previstos na Constituição, deverão ser respeitados desde a concepção – ou seja, do momento em que o óvulo é fecundado pelo espermatozoide –, e não apenas após o nascimento. “Isso significa que nós somos favoráveis à vida”, disse.

O deputado João Campos, que é um dos líderes da bancada evangélica na Câmara, acusou de “intolerância religiosa” aqueles que são contrários ao parecer de Mudalen.

Atualmente, o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) não considera crime o aborto praticado nos casos em que a gestação decorre de estupro ou põe em risco a vida da mulher. Em abril de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que não é crime a interrupção da gravidez quando o feto apresentar má formação do cérebro (anencefalia).

Artigos relacionados

Goiás

Bandidos ligados ao PCC são alvo de operação por ameaçar delegado Humberto Teófilo

Operação Bandidos ligados ao PCC foram alvos de uma nova operação em...

Goiás

Homem bêbado é acusado de tentar raptar criança em bar de Jataí

Embriaguez Um homem, bêbado, de 28 anos é acusado de tentar raptar...

Goiás

Goiás violento: Idoso é espancado por adolescentes durante assalto dentro de casa em Iaciara

Violência Um idoso foi vítima de um assalto violento na noite de...

Goiás

Encontro institucional de membros da PGE e MPGO causa estranheza entre juristas

Deu o que falar Uma reunião realizada na quarta-feira (1/6) entre representantes...