quarta-feira , 24 abril 2024
Goiânia

Câmara proíbe Iris de aumentar IPTU em níveis acima da inflação, apesar do mutirão montado por secretários

Prevaleceu o bom senso. Por 29 votos 4, a Câmara Municipal proibiu o prefeito Iris Rezende (PMDB) de aumentar o IPTU a patamares maiores do que a inflação dos 12 meses anteriores, apesar da intensa articulação comandada por três secretários que armaram barraca no prédio do Legislativo nesta manhã de quarta-feira: Samuel Almeida (Governo), Alessandro Melo (Finanças) e Alexandre Magalhães (Agetul).

O que estava em tela era um veto do prefeito ao projeto de Iris ao projeto do vereador Elias Vaz (PSB) que suprimia o aumento contínuo de IPTU, um dispositivo legal que entrou em vigor na gestão do ex-prefeito Paulo Garcia (PT) sob pretexto de adequar a alíquota ao valor venal dos imóveis. Argumentava-se que a atualização do imposto não acompanhou a valorização das propriedades.

Esta proposta de Elias havia sido aprovado por estes mesmos vereadores, há alguns meses, por 31 votos a zero, mas o que se viu hoje é que muitos tomaram o delicioso café da prefeitura e mudaram de ideia, como Juarez Lopes (PTN), Paulo Magalhães (PSD) e Oséias Varão (PSB).

Levantou-se a possibilidade de restringir o aumento aos imóveis que valem mais de R$ 1 milhão, incensando uma guerra entre ricos e pobres que não deveria existir. Os artífices da proposta suscitaram o falso argumento de que o dinheiro dos mais ricos seria revertido em benefícios para os menos favorecidos, o que é uma mentira sem cabimento: o dinheiro seria usado para bancar mordomias no Paço. Por ora, esta proposta hipócrita não avançou.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...