Ouvidos pelo Jornal Opção, profissionais do marketing eleitoral e de pesquisas dizem que os levantamentos de intenção de votos agora apenas detectam o grau de conhecimento do eleitor sobre os possíveis candidatos ao governo, o que nada significa em termos de definição de voto na urna daqui a 10 meses.
Jornal diz que “causou certa polêmica pesquisa de intenção de votos para o governo estadual realizada pela empresa Serpes, encomendada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg), divulgada na semana passada. Profissionais da área se manifestaram, houve debate nas redes sociais”.
Segundo o jornal, “a questão que se coloca é sobre a validade de pesquisa neste momento, com 10 meses de antecedência do pleito. O fato é que pesquisa produz dois efeitos: agrada quem está na frente e desagrada quem está atrás. Para piorar essa percepção, elas podem ser manipuladas para agradar e/ou para desagradar”.
A conclusão é de que pesquisa agora não garante nada. Só mede nível de conhecimento.