sexta-feira , 19 abril 2024
ImprensaNacional

Marconi está entre governadores mais influentes nas redes sociais

O senador Ronaldo Caiado (DEM) e o governador Marconi Perillo (PSDB) foram os políticos de Goiás mais influentes nas redes sociais em 2017, de acordo com ranking elaborado pela Eureka Comunicação entre os dias 20 de janeiro e 27 de dezembro de 2017. O estudo foi produzido com o auxílio de três ferramentas: Scup, Tweet Rank e Socialbakers Analytics.

O ranqueamento leva em consideração a proporcionalidade entre interações, alcance e engajamento, e o número de seguidores no Twitter e Facebook de perfis oficiais de políticos goianos. As notas de cada critério vão de 1 a 11, sendo 1 para o menor desempenho e 11 para o máximo. No caso de perfis que não mantêm conta no Twitter ou que não tiveram atualizações mensais durante o período analisado, foram consideradas apenas as notas auditadas no Facebook – e vice-versa.

No caso de notas iguais no item influência, os critérios de desempate foram os seguintes: 1) maior nota no item alcance; 2) maior nota no item interações; e 3) maior nota no item engajamento. O resultado (influência) é a soma dos três itens.

Caiado ficou com nota 9 em interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets); 8 em alcance (interações divididas pelo número seguidores e fãs durante o período analisado); e 7 em engajamento (interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado), totalizando 24 pontos de influência. Marconi registrou notas 8, 7 e 8 respectivamente – somando 23 em influência.

O terceiro colocado no ranking é o deputado federal Delegado Waldir (PR), que neste ano perdeu força nas redes sociais por causa de campanhas equivocadas contra os radares nas rodovias goianas, contra os bonecos distribuídos pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e por conta do seu sumiço na votação da primeira denúncia de corrupção contra o presidente Michel Temer (PMDB) no plenário da Câmara. Waldir anotou 8 em interações, 7 em alcance e 6 em engajamento (21 de influência).

A quarta posição é de outro deputado estadual: Thiago Peixoto (PSD), político em ascensão neste ranking. O desempenho dele melhorou principalmente em função do seu trabalho na Comissão de Cultura da Câmara. Thiago ficou com nota 7 em interações, seis em alcance e sete em engajamento – 20 pontos de influência. Empatado com ele (mas atrás no critério de desempate) está o vereador Jorge Kajuru (PRP), com os mesmos 20 pontos no somatório geral.

Outra figura em ascensão é o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que quando era apenas deputado federal tinha um desempenho entre razoável e fraco no ranking de influência em redes sociais. Baldy tem 19 pontos de influência, divididos em sete no quesito interações, cinco no alcance e sete no engajamento.

Fecham o ranking elaborado pela Eureka o vereador Elias Vaz (com notas seis, cinco e sete respectivamente), o deputado estadual Major Araújo (seis, cinco e seis), o vice-governador José Eliton (cinco, cinco e sete), e o deputado estadual Marcos Abrão Roriz (cinco, quatro e sete).

Artigos relacionados