O vereador Jorge Kajuru (PPR) desmentiu as desculpas que o prefeito Iris Rezende (MDB) deu na última segunda-feira, em prestação de contas na Câmara Municipal, para justificar o fato de o Instituto Diabético não ter se viabilizado até hoje. Na ocasião, Iris afirmou que o projeto só não avançou porque o ministério da Saúde não cumpriu a parte dele no projeto.
“É mentira. Aqui está o registro da minha conversa por WhatsApp com o ministro Ricardo Barros ontem [segunda]. Aqui ele diz que é mentiroso o relato de que a secretária de Saúde, Fátima Mrué, teria ido ao ministério e ouvido que o empenho havia sido cancelado”, disse Kajuru.
Na imagem que o vereador mostrou, o ministro Barros afirma: “não sei nada sobre isso. Pode confirmar o recurso. Nunca me reuni com ela, mas a recebo quando quiser”. O ministério garantiu R$ 6 milhões em equipamentos para o instituto.
Um dos compromissos que Iris assumiu, há um ano, foi o de desafetar e viabilizar uma área adequada para o atendimento dos pacientes que sofrem de diabetes, como prevê o projeto inicial. Ao final do seu pronunciamento, Kajuru rebateu aliados do prefeito que pedem a ele que amenize as críticas por causa da idade dele: “é verdade que ele é velho, mas o canalhas também envelhecem”.