Em artigo publicado no jornal O Popular desta quinta-feira, Antenor Pinheiro, comentarista da CBN Goiânia, afirma que a cidade não precisa da marginal Botafogo para funcionar bem. “Os carros estão ameaçados, e já se perguntam com olhos arregalados o que seria da cidade sem a marginal Botafogo? Respondo: seria!”
A via, uma das mais importantes da Capital, passa por um momento delicado. Por causa da manutenção inadequada nos últimos anos, pistas já desabaram e as pontes que passam sobre elas ameaçam cair a qualquer momento. Por causa destas graves falhas estruturais, os períodos de interdição da marginal estão cada vez maiores, estrangulando o tráfego.
“A solução plausível é aquela que vem sendo adotada por metrópoles igualmente corrompidas mundo afora: devolver ao curso do córrego o que lhe suprimiram. Remover o lacre que lhe impuseram; humanizar suas margens; incluir gente nelas; criar espaços lineares para encontros de pessoas; inserir num desenho urbano ativo as belezas que o urbanismo consequente é capaz de oferecer; resgatar a urbanidade; cuidar do bom córrego que tantas gerações banhou, devolvendo-o às próximas, enfim! Ninguém deixará de ter e usar carro por causa de uma marginal viária derretida”, afirma Antenor.
Abaixo, o artigo: