quarta-feira , 24 abril 2024
GoiásImprensa

Nova TBC entrevista Iris ao vivo e mostra que mudou linha editorial

Telespectadores que assistiram ao noticiário da TV Brasil Central nesta quinta-feira, na hora do almoço, testemunharam um momento histórico na imprensa goiana: a emissora estatal, dirigida por um governo do PSDB, abriu espaço para uma ampla entrevista com o prefeito Iris Rezende (MDB), em que ele falou o que quis e não sofreu censura.

Esta foi a sinalização definitiva de que a linha editorial da emissora mudou. A guinada começou com a ascensão de João Bosco Bittencourt à presidência da Agência Brasil Central, órgão que gerencia não só a TBC como também a rádio estatal, a RBC. João Bosco é o primeiro jornalista a assumir o cargo desde 2013.

Pouco depois da sua chegada, ele apresentou um projeto de reformulação do departamento de jornalismo das emissoras de rádio e TV. Baniu o tom oficioso e chapa-branca de outros tempos e determinou que a emissora se concentrasse na tarefa de aproximar a população dos agentes políticos do estado, fossem eles aliados do governo ou da oposição. Vale dizer que Iris foi à TBC um dia depois do líder do MDB na Assembleia, deputado José Nelto, cumprir o mesmo ritual.

Outra característica da nova TBC é a cobertura dos fatos em tempo real. Foi a única emissora a transmitir a histórica sessão inaugural da Assembleia em 2018, com embate entre o governador Marconi Perillo (PSDB) e José Nelto; e a única a transmitir a mais recente visita da ministra Carmen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a Goiás, para inauguração do presídio de Formosa.

A TBC também foi o canal de TV que primeiro entrevistou Irapuan Costa Júnior depois que ele foi anunciado para o cargo de secretário de Segurança Pública e a única emissora a indagar o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, sobre a sua pretensão de disputar o governo do Estado.