sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

OAB relata colapso em Cais e UPAs após vistoria em unidades de Goiânia

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO) visitaram 13 Cais de UPAs da Capital e constataram violação a 17 direitos dos usuários, conforme relatório de 265 páginas que acaba de ser divulgado pela instituição (clique aqui para ver o documento completo). 

O grupo encontrou problemas no Cais Amendoeiras, Bairro Goiá, Campinas, Cândida de Morais, Chácara do Governador, Deputado João Natal (Vila Nova), Finsocial, Jardim Guanabara III e Jardim Novo Mundo, nos Ciams Novo Horizonte e Pedro Ludovico e nas Upas João Batista de Sousa Júnior (Itaipu) e Maria Pires Perillo (Noroeste/Curitiba I).

Verificou-se nestas unidades problemas na oferta e disponibilidade de materiais e insumos, ao atendimento, aos recursos humanos e às condições de trabalho dos servidores. Além disso, o déficit de funcionários da saúde e da área administrativa, principalmente de médicos e enfermeiros na Emergência/Urgência, comprometimento de realização de triagens na Emergência/Urgência em razão do déficit de enfermeiros; e médicos faltosos, é realidade presente em quase todas.

Entre os 17 direitos violados estão: direito à dignidade da pessoa humana, à vida, à saúde do usuário, ao atendimento humanizado e acolhedor, ao tratamento adequado e efetivo, à segurança pessoal, à saúde do trabalhador e à remuneração justa e satisfatória para os profissionais da saúde.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...