sábado , 20 abril 2024
GoiâniaGoiás

Baldy planeja disputar a Prefeitura de Goiânia em 2020, diz Jornal Opção

O jornal Opção publica, neste domingo, análise que relaciona os movimentos do ministro das Cidades e presidente do PP, Alexandre Baldy, à disputa pela prefeitura de Goiânia em 2020, pela qual ele teria interesse.

Confira a íntegra do texto abaixo:

Nas rodas políticas, da situação e das oposições, comenta-se que o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, presidente do PP em Goiás, se tornou um player político hábil. Em Brasília, sobretudo depois que se tornou integrante do governo do presidente Michel Temer, abrindo diálogo com raposas da política nacional — como o próprio Temer, Rodrigo Maia e Ciro Nogueira —, aprendeu muito e está pondo em prática o que está aprendendo. A primeira lição é que quem compõe rápido, sem negociações amplas, sai perdendo. A segunda lição tem a ver com a tese de que não se deve “ceder” de maneira subserviente. A conquista tem de ser suada e tem de valer a pena.

Mas o que quer Alexandre Baldy? Dinheiro, dado o fato de ser milionário, não é. Na verdade, o jovem político quer poder. E, como aprendeu, não se recebe o poder como presente. O poder deve ser conquistado. Por isso é preciso valorizar as alianças. Quais vão possibilitar que o líder do PP chegue ao poder, a médio ou a longo prazo?

Se apoiar o MDB, Alexandre Baldy pode ser candidato a prefeito de Goiânia em 2020. Com o apoio do MDB, é claro. O problema é que, se depender de Daniel Vilela, o líder pepista de fato pode ser candidato a prefeito da capital. Porém, em Goiânia, o mando político não é de Daniel Vilela, e sim de Iris Rezende. Frise-se que o prefeito não vai bem e, em 2020, pode chegar enfraquecido, possivelmente não tendo condições de disputar a reeleição ou de apoiar um postulante de seu grupo. Se Daniel Vilela for eleito governador, aí Alexandre Baldy, se o apoiar em 2018, chegará forte para a disputa.

Se apoiar José Eliton, como fica a posição em relação a uma possível candidatura de Alexandre Baldy a prefeito de Goiânia em 2020? Não se sabe. O fato é que o partido do governador, o PSDB, certamente vai lançar candidato a prefeito — o que complica a situação do pepista. O fato é que dificilmente o ministro ficará quatro anos sem (disputar) mandato — entre 2019 e 2022 — para não ser esquecido.

O jogo de Alexandre Baldy não é ideológico e não é movido por insatisfações ou fisiologismo. Na verdade, o ministro quer apoiar em 2018, para o governo, aquele grupo que em 2020 poderá apoiá-lo para prefeito de Goiânia ou em 2022 poderá bancá-lo para governador de Goiás. O jogo do presidente do PP pode parecer enigmático, mas passa, de certa maneira, pelo que se disse acima. Por que ele deve apoiar alguém agora e não ser apoiado pelo mesmo alguém nos próximos pleitos? Ele se move por aí.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...